O solista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL E EDUCATIVA CRISTÃ DE ARIQUEMES – FAECA
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA – IESUR
FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES – FAAr









LAUDO (O SOLISTA)




CÁSSIA REGINA BELEGANTE




ARIQUEMES
2012
CÁSSIA REGINA BELEGANTE







LAUDO (O SOLISTA)






Trabalho apresentado como requisito parcial avaliativo da disciplina deTranstorno e Disfunções do Psiquismo I a Faculdades Associadas de Ariquemes – FAAr.
Profª. Sandra Mara.





Ariquemes
2012
Laudo Psicológico
Identificação:
Nome do paciente avaliado: Nathaniel Anthony Ayers
Nome do Responsável: Cássia Regina Belegante
A quem interessa: Professora Sandra Mara

Queixa ou demanda:
A avaliação foi realizada de acordo com a necessidade dos acadêmicos docurso de psicologia treinar suas práticas, para fins pedagógicos onde os mesmos estarão analisando o personagem principal do filme O Solista, que demonstra um comportamento fora do padrão do que é esperado pela sua cultura e sociedade. Com o objetivo de identificar os sintomas e com isso os tipos de transtorno e os mecanismos de defesa e as alterações, colocando em prática todo conteúdo estudadoteoricamente na disciplina Transtornos e Disfunções do Psiquismo I.

Procedimento
Análise psicológica do ator principal do filme O Solista. Para a realização do seguinte laudo foi utilizado como material bibliográfico os livros, Curso de Psicologia de Isaias Paim, DSM IV e CID 10.

Discussão do caso
O presente filme relata a história de Nathaniel Ayers um prodígio da música clássica. Apóspassar por uma escola conceituada, vai morar nas ruas, onde toca violino e violoncelo. O músico conhece o jornalista Steve Lopez que passa a se interessar por sua história e quer publicá-la no jornal em que trabalha. Lopez fica sensibilizado com a história e faz tudo para tentar ajudá-lo.
No decorrer do longa Nathaniel vai revelando comportamentos que podem ser associados aos sinais e sintomas daesquizofrenia paranóide, a qual o define, respectivamente, como a desorganização de pensamento caracterizada por alucinações e delírios, que o levou a perda dos limites do ego, do julgamento e avaliação da realidade, ocasionando uma dificuldade de concentração e isolamento, perturbações da função de identidade e consciência, o que o fez perder a noção do que é real e do que é fantasia.
Eledemonstra através da sua infância o primeiro sintoma de sua esquizofrenia, que conforme relatado de sua irmã seria o isolamento social, no qual, não praticava mais nenhuma atividade física se dedicando somente a música, e com isso, ocasionando o primeiro delírio ao ver pela janela de seu quarto um carro em chamas e se intensificando a patologia na escola de música quando Nathaniel começa a sofrer osprimeiros sintomas de alucinações.
Almejando o sucesso musical, em meio a um ensaio na escola de musica, Nathaniel tem novamente as alucinações, ouvindo vozes alucinatórias que o ameaçavam e lhe davam ordens que o atrapalhou em seu ensaio, e ocasionou a fuga e o abandono do curso. Há o agravamento das alucinações em seu apartamento.
Ao largar o curso que tanto ambicionava, volta a morar com a suafamília de origem, deixando de tomar os remédios, as vozes disseram-lhe que sua irmã estava tentando o matar e que o certo a fazer era matá-la primeiro. Recusou-se a tomar uma sopa feita pela sua irmã, pois alegava conter acido hídrico que iria queimá-lo por dentro, e a obrigou a tomar a sopa, se sentindo ameaçado a atacou logo depois fugiu indo morar nas ruas de Los Angeles.
Quanto a suasanidade mental esta fragilizada, demonstrando em vários momentos ambivalência através de seus comportamentos, tendo em vista vários transtornos de personalidade como a paranóide, fica muito desconfiado, com dúvidas a respeito da lealdade dos outros, interpretando ações ou observações como ameaçadoras.
Alteração da Percepção:
Hiperestesia: O aumento da intensidade das sensações. Pode ser observado...
tracking img