O socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MANOELA C. STÜRMER
SARA MARGARIDA S. DE FIGUEIREDO

O SOCIALISMO

Resumo: Trata-se de um artigo que apresenta uma pesquisa sobre o socialismo, esclarecendo conceitos e expondo uma breve observação histórica. São mostrados aqui os diferentes modelos e características das doutrinas socialistas. O presente trabalho abarca também alguns exemplos de territórios que aderiram a esse sistema nopassado, bem como nações que ainda utilizam-se do socialismo como forma de governo.

Palavras-chave: Socialismo. Socialismo utópico. Socialismo Cristão. Socialismo Científico. Karl Marx. URSS. Cuba.

CNEC/OSÓRIO
JUNHO DE 2011
INTRODUÇÃO

A proposta textual aqui apresentada tem por objetivo esclarecer conceitos a respeito do socialismo, bem como suas diversas doutrinas e seus principaisteóricos. Analisaremos alguns Estados que buscaram a implantação do socialismo, observando a história que envolve esses territórios.
O termo “socialismo” nasceu no início do século XIX, com o intuito de expressar um novo ideal de sociedade e não de Estado. Na primeira metade desse século surgiram diversos pensadores, que se denominaram socialistas. Eles expuseram ideias provenientes de uma mesma baseteórica, as quais, em linhas gerais, objetivavam a criação de uma sociedade mais justa, fundamentada na igualdade social, na fraternidade e na democracia. Cada teórico acabou por propor soluções radicalmente diversas para os problemas sociais e visaram à criação de sociedades futuras completamente distintas.
Mais tarde, surgiram governantes que tentaram implantar o socialismo em seus territórios,fazendo interpretações mais diversas ainda das doutrinas outrora expostas. Podemos afirmar que nenhuma das formas de socialismo que foi instaurada teve êxito absoluto, uma vez que se fizeram deturpações do que seria o real socialismo.
Observando momentos históricos importantes para o socialismo, ressaltamos o período da Guerra fria, que dividiu o mundo em dois blocos: socialista e capitalista. Issolevou os países socialistas como a URSS, o leste europeu e outras nações, como Cuba, por exemplo, a permanecerem isolados do mundo capitalista por décadas.
Existiram Estados socialistas que acabaram por extinguir-se, retornando ao capitalismo. Como foi o caso da União Soviética, que acabou se dissolvendo, em 1991, após apresentar demasiadas tentativas frustradas de crescimento econômico edesenvolvimento social. O insucesso da implantação do socialismo na URSS se deu principalmente pelo fato de Stalin, que era o então governante, transformar o modelo socialista em regime ditatorial.
Por outro lado, temos aqueles modelos socialistas que ainda perduram. Em Cuba, v. g., Fidel Castro liderou uma revolução para combater o então ditador Fulgêncio Batista e acabou por sair vitorioso.Posteriormente, reformas implantadas pelo novo governo firmaram seu caráter socialista, caráter esse que persiste até os dias de hoje.
Ressaltaremos aqui os exemplos acima citados e também outros, que constituem ocasiões importantes referentes ao socialismo.

O SOCIALISMO

Definir claramente o sentido de Socialismo não constitui tarefa fácil. Essa dificuldade pode ser atribuída à utilização ampla ediversificada desse termo, que acabou por gerar um terreno bastante propício a confusões.
Diversas vezes deparamo-nos com afirmações de que os comunistas lutam pelo socialismo, da mesma forma que também fazem os anarquistas, os anarco-sindicalistas, os sociais-democratas e até mesmo os próprios socialistas.
Recorrendo ao dicionário Aurélio, encontraremos o seguinte conceito: “Conjunto dedoutrinas que se propõem promover o bem comum pela transformação da sociedade e das relações entre as classes sociais, mediante a alteração do regime de propriedade”.
No interior deste conjunto que é denominado socialismo, encontramos várias doutrinas que, mesmo sendo provenientes da mesma base teórica, acabam por alvitrar soluções radicalmente diversas para os problemas sociais e visam à criação de...
tracking img