O SISTEMA VESTFALIANO SEGUNDO ADAM WATSON

478 palavras 2 páginas
O SISTEMA VESTFALIANO SEGUNDO ADAM WATSON
A ideia de que as relações internacionais funcionam sistematicamente e concebida por Hedley Bull. A partir desta noção, a Escola Inglesa de Relações Internacionais, por meio de Watson principalmente, construirá uma analise histórica da formação da sociedade internacional. Adam Watson compreende que apesar da busca incessante por hegemonia por vários atores internacionais no transcurso da historia, na maior parte das vezes os sistemas internacionais tem características associadas à anarquia internacional. Esta constatação fortalece o argumento de Watson acerca de uma construção, no longo prazo de milênios, de uma sociedade internacional.
Para os Realistas e impossível conceber uma sociedade internacional. Embora varias correntes teóricas concordem com a importância dos Tratados de Vestfália. Watson compreende a paz vestfaliana como um momento especial para evitar a hegemonia habsburga, construir a noção moderna de Estado e configurar o sistema internacional moderno.
Os Tratados de Vestfália (1648) criam não apenas uma forma para as relações internacionais funcionarem, mas também gera uma preocupação crescente nas ciências sociais com o entendimento da dinâmica internacional. A favor ou contra o sistema vestfaliano, os paradigmas das Relações Internacionais vão se referenciar continuamente a discussão sobre o papel do Estado frente a outros atores internacionais.
O Sistema Internacional no sec. XIX
Embora a ideia de que as RI podem ser compreendidas pela perspectiva sistêmica é algo relativamente novo, pode-se analisar os oitocentos partir das canecões entre os atores internacionais como sendo um sistema.
A partir do 1815, com o fim das guerras napoleônicas, estabelece-se uma pentarquia (Watson) que irá criar um equilíbrio de poder da Europa por algumas décadas.
No transcurso do século XIX, as cinco potencias europeias não sofrendo transformações na estrutura multipolar. Também a emergência de novas potencias

Relacionados

  • AS RELACOES INTERNACIONAIS DE VESTIFALIA ATE SEC XXI
    8681 palavras | 35 páginas
  • A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO LEGISLATIVO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PARA EFETIVAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    27103 palavras | 109 páginas