O sistema uab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SISTEMA UAB, HOJE UMA REALIDADE



Izabel Cristina Cetra Pereira




O sistema UAB veio para trazer cursos superiores em regiões onde são fora de alcance para muitos jovens e adultos, sejam pelo custo, pela distancia e algumas vezes por falta de tempo, esse sistema por ofertarem cursos gratuitos e aulas presenciais uma vez por semana e de boa qualidade vem ultrapassando barreiras deacesso ao ensino superior. Vale lembrar que por ser um ensino a distancia não deixa de ser menos importante, são supervisionados constantemente pelo MEC e pela universidade que adquiriu o programa, para que o curso seja sempre de boa qualidade. O ensino superior a distancia veio trazer a comunicação acadêmica em um ensino de qualidade.

A educação a distancia acontece quando alunos e professoresnão dividem o mesmo espaço físico, na qual as aulas vão até os alunos por meios de tecnologias de informação e comunicação. Nos últimos tempos com o avanço de novas tecnologias de comunicação trazida por meio de computadores ligados a uma internet trazem inúmeros benefícios para que muitos consigam ter acesso a um curso superior.

Em 2009, já existiam 556 pólos da UAB no Brasil, mas o objetivo éde até 2010 criar 850 a 900 nos pólos. É um sistema que oferece cursos superiores para aqueles que não dispõem de tempo para freqüentar aulas presenciais, atende todo o público, mas sua maior prioridade é para os professores de educação básica.

Realmente a modalidade a distancia é de grande importância para a expansão do ensino superior. A inclusão de todos no sistema educacional superior o MECcriou em 2005 um órgão responsável pela efetivação do EAD, este é a atual UAB, uma espécie de consócio entre universidade pública, que se integram ao sistema e distribuem cursos a distancia, promovendo a democratização e interiorização de cursos superiores e de formação contínua, se não fosse assim a cidade na qual moramos nunca poderiam ter um pólo universitário, o órgão que criado parafiscaliza a UAB é a SEED.

Hoje são oferecidos muitos cursos gratuitos de graduação e pós-graduação, que estão espalhados nas regiões de: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Brasília, Espírito santo, Maceió, Minas gerais, Mato Grosso do Sul, Mato grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. No centro Oeste com5 universidade, Nordeste com 9, norte com 3, sudeste com 12 e no sul do Brasil com 11 universidades, totalizando 291 pólos em 288 municípios, beneficiando mais de 100 mil pessoas, com um sistema assim deixa claro que o MEC tem um objetivo de dar cursos superiores a todos os cidadãos que buscam se especializar e ter uma boa formação acadêmica, estes cursos são rigorosos e os alunos devem terautonomia enquanto estudantes para que consigam vencer todos os obstáculos para que consigam chegar
ao final do curso. Ao que se refere a estrutura do pólo deve possuir um laboratório de informática de livre acesso com internet banda larga para que os alunos possam desenvolver trabalhos, tarefas e consultas acadêmicas, com tutores presenciais a disposição dos alunos para que possam auxiliar em seusestudos, horários diversificado para atender as necessidades de alunos que trabalham. Também deve possuir uma sala para secretaria Acadêmica, sala de coordenação do pólo, sala de tutores presenciais, sala de professores, sala de aula presencial, na parte de mobiliário deve possuir mesa para computador, mesa de escritório, mesa para impressora e scaner, armário 02 portas, arquivos de aço, mesa paratelefone e fax, mural, cadeira giratória, mesa para reunião, cadeira estofada, quadro branco, mesa para o professor, mesa para projetor, armário de segurança, suporte pata TV e estante de aço. Não podemos deixar de fora os equipamentos como: computador com multimídia, impressora, scaner, aparelho de telefone e fax, web cam, linha telefônica com ramais, acesso a internet para o pólo.
Em Nova...
tracking img