O sistema totalitário - hannah arendt

Páginas: 4 (876 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2011
Obra: "O Sistema Totalitário" de Hannah Arendt

Hannah Arendt falou em suas obras sobre o totalitarismo dividindo o tema em três partes: o anti-semitismo, o imperialismo e o totalitarismo. Esseúltimo, depois de reeditado, corrigido e ampliado em 1958 e 1966, começou a ser publicado com o título de “O Sistema Totalitário”.
No decorrer da obra, a autora fundamenta uma idéia já há muitoconhecida de que a revolução industrial criou uma sociedade de massas e, por meio de análises sociológicas detalhadas, vai identificar as relações entre os movimentos totalitários europeus e as massas. Indocontra as crenças estabelecidas de que a ascensão da massa seria advinda de uma igualdade crescente das condições sócias sob o capitalismo, Hannah estabelece uma visão que se percebe em toda suaobra.

Escreve então: “Na verdade, as massas se desenvolvem a partir dos fragmentos de uma sociedade altamente atomizada, cuja estrutura competitiva, e a solidão daí resultante, só é limitada pelacircunstância de pertencer a uma classe. A principal característica do homem de massa não é a brutalidade ou o atraso mental, mas o isolamento e ausência de relações sociais normais. Estas massas provêmde uma sociedade de classes cravadas de cisões que fortalecem o sentimento nacionalista: é pois natural que em seu desespero inicial se tenham inclinado por um nacionalismo particularmenteviolento...” (O sistema totalitário. Tradução francesa com base na edição de 1966, Paris, Editions du Seuil, 1972, p. 40).

E é justamente essa massa falada pela autora, essa massa atomizada e dispersa, àprimeira vista sem forma e indiferente às estruturas políticas que a democratização sistema representativo faziam nascer, que seria atraída para movimentos totalitários na Europa.
Depois de conseguiralcançar o poder, o totalitarismo se voltará para a transformação de todas as camadas sócias em massa, quebrando a solidariedade formada historicamente nas comunidades, que, por sua vez, irão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ARENDT, Hannah. O movimento totalitário. In: As origens do totalitarismo
  • Hannah Arendt
  • hannah arendt
  • Hannah Arendt
  • hannah arendt
  • Hannah arendt
  • hannah arendt
  • Hannah Arendt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!