O sistema organizacional da cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC ......................................................................4
3. O SISTEMA DEDIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

Na década de 70 precisamente em 1974, Cláudio Barros gerente de uma conceituada loja de modas, pediu demissão para se associar a um imigrante, o francês Marcel, esse com larga experiência na industria de confecções, conhecedor profundo de todas as etapas de produção, abriram uma pequena oficina. Semnenhum planejamento aparente, a oficina começou a produzir em serie, graças a dedicação de ambos com as seguintes atribuições, Marcel era responsável por toda parte operacional, já que tinha grande aptidões na área mecânica, criando alternativas de aumento de produção em menor tempo e com custos mais favoráveis, Cláudio atuava ativamente na área administrava e comercial, centralizando todassituação burocrática da empresa e tomadas de decisões. E com isso, a empresa se transformou em S.A, com a razão social denominada CBC (Companhia Brasileira de Confecções), derivado de uma ótima performance de seus proprietários, ficou sendo considerada dentro do seguimento de varejo de roupas, entre lojas e consumidores, uma das maiores industrias de confecção do Pais, ditando modas com seus produtosinovadores. Após empresa passar por um próspero período veio o afastamento de Cláudio, por problemas de saúde onde a empresa começou a passar por dificuldades pela falta de um líder capaz de tomar decisões perante as dificuldades, pois não se pensava no futuro somente no presente, como Cláudio não motivava ninguém para uma possível substituição de uns dos diretores daí se deu a crise financeirae estrutural da CBC.

1. O negócio da CBC era confecções, onde com o talento de Cláudio e Marcel, montaram uma oficina voltada para atender a demanda de fabricação, desde da modelagem, corte, costura e etc...

2. Os produtos da CBC eram roupas que ditavam a moda com padronagens atualizadas sempre com novidade, lançamento e preços competitivos .

3. O mercado que a empresa explorava erao mercado nacional de confecções atendia distribuidores, lojas de roupas e consumidores de todo país.

4. A razão principal da existência da CBC, era ser a maior empresa do país , ser líder de mercado da moda e por fim a empresa transforma-se em uma S.A, sendo uma empresa respeitada por bancos e fornecedores e muito bem aceita por todos lojistas.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBCA CBC não possuía um planejamento estratégico desenhado, tudo acontecia ao acaso, mais os negócios prosperavam em virtude do talento dos sócios, com a seguinte organização, Cláudio cuidava de toda parte Comercial e Administrativa, enquanto Marcel se dedicava totalmente na parte operacional com foco na redução de custo e aumento da produtividade o que mais importava era produzir e vender sem umaorganização, direção e controle.

Comparando a CBC com outras empresas, no geral todas possuem um planejamento a logo prazo em torno de 2 à 5 anos ou mais, pois o planejamento representa umas das principais funções administrativas, com ele as empresas podem criar objetivos para atingir a eficiência e eficácia.

Por sua vez o horizonte de tempo da CBC era o presente a...
tracking img