O sistema digestório em papel machê

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O SISTEMA DIGESTÓRIO EM PAPEL MACHÊ: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SENHOR DO BONFIM/BA

Elisângela dos Santos Lima[1]; Iza Miranda Melo[2]; Carlos Wagner Costa Araújo[3]


INTRODUÇÃO

O corpo humano é dividido em sistemas e órgãos interrelacionados, responsáveis pela execução de uma ou mais atividades. Dentre eles, temos o Sistema Digestório, formado por um conjunto de órgãos eglândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
O ensino de tal conteúdo pode ser de fácil compreensão quando o aluno já possui conhecimentos prévios sobre o assunto. Entretanto, para alunos que não possuem tais conhecimentos e/ou que tiveram uma educação deficiente, se faz necessárioutilizar recursos didáticos que facilitem o processo de ensino e aprendizagem (Justina, 2006).
A utilização de modelos em educação em Ciências é uma das ferramentas para produzir conhecimento científico, pois um dos seus objetivos é ensinar ao aluno a fazer ciência, isto é, tornar-se capaz de participar de atividades que conduzam à elaboração desse conhecimento (Justi, 2010). Krasilchik(2004) aponta que os modelos didáticos são um dos recursos mais utilizados em aulas de biologia, para mostrar objetos em três dimensões. Entretanto, eles podem apresentar limitações, como fazer os estudantes entenderem que os modelos são simplificações do objeto real ou fases de um processo dinâmico. Para diminuir essas limitações e envolver o aluno no processo de aprendizagem, é importante que elesfaçam os próprios modelos e avaliem sua própria produção.
A construção de modelos didáticos pode ter ainda mais significação quando se utiliza de materiais de baixo custo já que a grande maioria das escolas apresenta escassez de recursos e verbas (Matos, 2009). Técnicas de reciclagem, como o papel machê (cujo significado é “amassado, picado, esmagado”, é uma massa constituída por fibrasde celulose, extraídas de folhas de jornal, trituradas e misturadas com cola), se apresentam como uma alternativa para a confecção de modelos.
Este trabalho se constitui como um relato de experiência realizado com alunos da Educação Básica do município de Senhor do Bonfim/BA, onde os quais puderam vivenciar a prática da modelagem do sistema digestório humano a partir da utilização datécnica do papel machê, facilitando dessa forma sua aprendizagem, e demonstrando que a prática não está desassociada da teoria, ou vice-versa, pois o ensino de Ciências pode e deve ser uma atividade criativa, prazerosa e acessível a todos.

MATERIAIS E MÉTODOS

O trabalho foi realizado no povoado de Umburana, localizado a 12 km do município de Senhor do Bonfim, Bahia, na Escola Municipal deUmburana, com as turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, nas disciplinas de Ciências e Artes, no período de março a abril de 2012.
A atividade foi parte de integrante do plano de curso do ano de 2012, da escola acima citada, das disciplinas de Ciências e Artes, para que os alunos aprendessem a valorizar o trabalho em grupo na construção coletiva do conhecimento, unindo a teoria dasaulas de Ciências e as práticas das aulas de Artes. Teve início com aula expositiva do conteúdo “Sistema Digestório”, realização de atividades impressas e copiadas no caderno. Em seguida, foi preparada pelos alunos a massa de papel machê, que serviu de matéria-prima para a confecção do modelo didático. De posse da massa de machê pronta, iniciou-se a modelagem dos órgãos do sistema digestório, sendoque cada aluno da turma ficou responsável por um deles, tanto na confecção quanto no estudo da anatomia e fisiologia do mesmo. Por fim, houve a pintura e montagem do modelo em isopor.
Os alunos apresentaram o resultado dos seus estudos utilizando o modelo didático, para a turma do 7º ano, da mesma escola. As fotos da atividade foram publicadas no blog “Praticando Ciências Naturais”...
tracking img