O sistema de ensino angolano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O SISTEMA DE ENSINO ANGOLANO
Angola
Angola era governada pelo Monarca Africano, Rei do Congo, com a capital correspondendo atualmente a M'banza-Congo (São Salvador). Angola foi povoada pelos portugueses no século XV e permaneceu como sua colônia até á independência em 1975. O primeiro Europeu a alcançar Angola foi o explorador português Diogo Cão, que desembarcou na foz do Rio Congo em 1482.Em 1490, os portugueses enviaram uma pequena frota de navios com padres, e trabalhadores, e ferramentas para o Rei do Congo. O comércio de escravos levou a deterioração das relações de Portugal com o Rei Afonso e os seus sucessores, e revoltas internas levaram ao declínio o Reino do Congo.  Entretanto, os portugueses expandiram os seus contactos para o sul ao longo da costa, fundando Luanda em1576.
O comércio de escravos continuou até meados do século XIX, com Angola servindo como a maior fonte de mão de obra para as plantações brasileiras. Descontentes com a governação portuguesa começaram a lutar pela independência iniciando a guerra contra Portugal em 1961. Em Janeiro de 1975 foi estabelecido um governo de transição, com representantes do Movimento de Libertação de Angola (MPLA), aFrente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA), A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), e o governo português.
Na segunda metade de 1975 o controle de Angola estava dividido pelos três maiores grupos nacionalistas, cada um dos quais ajudado por potências estrangeiras. O MPLA , que tinha tomado o controle da capital, era apoiado pela União Soviética e Cuba, a FNLA peloZaire e potências ocidentais (incluindo os Estados Unidos), enquanto a UNITA era apoiada pelas forças Sul Africanas. O MPLA proclamou a Republica Popular de Angola e estabeleceu o governo em Luanda com a Presidência entregue ao líder do movimento o Dr. Agostinho Neto.
Em Novembro de 1994, celebrou-se o Protocolo de Lusaka, na Zâmbia entre a UNITA e o Governo de Angola (MPLA). A paz parecia maisdo que nunca estar perto de ser alcançada. A UNITA usou o acordo de paz de Lusaka para impedir mais perdas territoriais e para fortalecer as suas forças militares. Em 1996 e 1997 adquiriu grandes quantidades de armamentos e combustível, enquanto ia cumprindo, sem pressa, vários dos compromissos que assumira através do Protocolo de Lusaka. 
Entretanto o Ocidente passara a apoiar o governo do MPLA,o que marcou o declínio militar e político da UNITA, com este movimento a ter cada vez mais dificuldades em financiar as suas compras militares, perante o avanço no terreno das FAA, e dado o embargo internacional e diplomático a que se viu votada.
Em Dezembro de 1998, Angola retornou ao estado de guerra aberta, que só parou em 2002, com a morte de Jonas Savimbi (líder da Unita).
Com a morte dolíder histórico da UNITA, este movimento iniciou negociações com o Governo de Angola com vista à deposição das armas, deixando de ser um movimento armado, e assumindo-se como mera força política.
A Angola do pós-guerra (2002-atualidade) demonstra um desenvolvimento desigual, onde a parte centro e sul do país ganha mais obras e infra-estruturas em relação ao norte. As eleições de 2008 servirampara confirmar mais uma vez a vitória do Partido no Poder (MPLA), que obteve uma maioria esmagadora. Apesar de alguns erros, as mesmas foram consideradas livres e justas.
O Sistema de Ensino
O sistema de ensino angolano é “o conjunto de estruturas e modalidades, através das quais se realiza a educação, tendentes à formação harmoniosa e integral do individuo, com vista a construção de uma sociedadelivre, democrática, de paz e progresso social.” Lei de Bases do Sistema de Educação, Artigo 1º.
A Lei de Bases do Sistema de Educação, Lei nº 13/01, aprovado pela Assembléia Nacional em 31 de Dezembro de 2001, tem como objetivos:
“a) desenvolver harmoniosamente as capacidades físicas, intelectuais, morais, cívicas, estéticas e laborais da jovem geração, de maneira contínua e sistemática e...
tracking img