O silêncio dos vencidos, Edgar de Decca e Repensando o estado novo, Dulce Pandolfi.

938 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Santa Maria
Disciplina: História Econômica, Social e Política do Brasil
Professor: Dr. Ricardo Oliveira da Silva
Aluno: Rafaela Andrade Oliveira

Textos de referência: 1930: O silêncio dos vencidos, Edgar de Decca e Repensando o estado novo, Dulce Pandolfi.

Foi a Revolução de 30 um movimento armado que culmina em um golpe de estado, colocando a figura de Getúlio Vargas na posse do governo em 1930, podemos datar neste contexto o fim da república velha.
No texto 1930: O silêncio dos vencidos, de Edgar de Decca, resgata-se a revolução e a memória dos vencidos, do proletariado brasileiro.
Refere-se o autor ao discurso de 30, como um dispositivo ideológico para ocultar a luta de classes não só durante como também após esse momento histórico, graças ao discurso, a prática e a memória do vencedor, são elevados a condição de memória histórica.
Ressalta ele a função do intelectual de desmontar discursos como esses, buscando na luta de classes, lugar verdadeiro onde a história se reproduz, tendo ai à explicação dos fatos.
Segundo DE DECCA (2004), os discursos, observados dentro da conjuntura em que foram produzidos, deixam transparecer a intenção de ocultar a luta de classes naquela conjuntura. Com esse objetivo os vencedores ao apresentar-se a nação como sujeitos históricos tornam possível dissimular a figura dos que foram vencidos. A construção da revolução de 30 é feita em torno de uma temática comum para todos os sujeitos políticos, envolvendo questões como industrialização, a revolução e a democracia.
Porém o autor coloca que mesmo o discurso dos diferentes protagonistas da história que tendem a tematizar as mesmas questões, há uma ressalva, pois os sujeitos políticos são diferentes ao realizar o projeto histórico.
Contextualizando em 1928 o autor coloca como a burguesia teve um projeto de redefinição da ação do estado e da organização da sociedade e o que quer generalizar para toda a nação, querendo assim garantir sua

Relacionados