O silêncio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Silêncio

Shalom!

Há diferentes linguagens: suaves, sonoras, retumbantes, estridentes, mas há também uma linguagem não menos forte, que é a do silêncio. Muito pouco se tem falado do silêncio, principalmente nos dias de hoje, quando se constata que o ser humano procura preencher todos os espaços com barulho, sons, ruídos.

O silêncio é parte integrante da realidade humana. A pessoa écapaz de fazer silêncio e dele precisa para ser plenamente realizada. Um momento de silêncio cada dia é essencial e faz maravilhas ao corpo e principalmente à alma: tranqüiliza-a, sossega a inquietude do espírito, faz sobressair todo o bem que existe dentro de nós, permite que ouçamos os nossos próprios pensamentos e emoções. Nos dias de hoje, ouvir o silêncio é fundamental ......

“Ouvir osilêncio” , eis um pensamento interessante , prezado cursilhista. Sobre este pequeno pensamento vamos fazer algumas observações.....

No meio do barulho não se consegue ouvir o silêncio. Então o que dizer do homem moderno que começa o seu dia com o som do despertador . Toma café escutando rádio e assistindo televisão para saber das principais notícias. Entra no carro e a primeira coisa a fazeré ligar o rádio. No trânsito, muito agito. Ouve o que se chama de “ música ambiente “ no local de trabalho, entre diálogos e barulhos de máquinas. Chegando em casa, mecanicamente liga o televisor ou .. que “perda de tempo” ir fazer Cooper ou caminhada sem um fone no ouvido. E por fim, se tiver azar, é capaz de passar a noite ouvindo o barulho dos cães a ladrar na rua .....

Há um complô contrao silêncio: ruas, casas, lojas, clínicas estão povoadas por sistemas de som com música, anúncios, vantagens. O lar está tomado pelo barulho da TV, do rádio, celular, aparelho de som. Há barulhos nas imagens, anúncios nas estradas e vias públicas, sites de internet que também rompem o silêncio, às vezes com efeitos mais desastrosos ainda. Nós, pessoas modernas, enchemos a nossa vida de ruídos, aspessoas falam e gritam, nada se receia tanto como a solidão silenciosa. Afinal, porque temos tanta dificuldade em parar, fechar os olhos, permanecer silenciosos ou, silenciosamente, contemplar as pessoas que nos cercam ou simplesmente, a paisagem oferecida gratuitamente?

Será que é o medo de nós? Medo da vida que levamos e fingimos que não levamos? Fugimos da palavra verdadeira, autêntica,que nasce do silêncio e por ele é guardada. O silêncio é a embalagem mais preciosa para a palavra legítima que nos orienta. Uma embalagem frágil, diga-se de passagem, e que se prefere esmagá-la quando nos fala palavras que nos machucam por dizerem a verdade. É..... muitas vezes o silêncio diz a verdade!

O silêncio tornou-se um vácuo que o homem abomina. O homem hoje foge do silêncio porquetem medo de encontrar-se consigo mesmo, com a própria realidade, angustia-lhe refletir sobre a própria realidade, pois sabe que necessita mudar com alguns hábitos. Por que há tanto medo de silenciar?

Por outro lado, também, para muitos, o silêncio é o primeiro recurso onde se procura aparentemente um refúgio de guardar, de esconder o que acontece, de ocultar o que pensamos e sentimos. Por quehá tanto medo de falar?

Percebemos que existe o lado bom e o lado ruim do silêncio. Muitos já ouviram falar do ditado que diz: A palavra é de prata, mas o silêncio vale ouro (ou é de ouro). Se pararmos para pensar, cada um pode valer ouro, ambos podem ter o valor da prata ou até o valor de um ferro velho. No plano moral até podem ambos ser pecado, quando há obrigação de falar e não se falaou obrigação de calar e não se cala.

Inicialmente, vamos refletir quando a palavra é de ouro e não o silêncio: quando falamos para repor ou dar testemunho da verdade, como por exemplo como testemunha de defesa de um inocente; quando damos testemunho da Doutrina de Cristo, pregando, expondo, explicando, aconselhando, esclarecendo; quando tentamos corrigir alguém, como por exemplo, os...
tracking img