O signo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Todos tem a necessidade de se comunicar, inclusive os animais que se comunicam através de sons. A dupla articulação caracteriza todas as línguas naturais, a primeira articulação da linguagem é osignificado em uma sequencia de unidade que se é denominada monema, ou seja, são signos. A segunda articulação são os fonemas que não tem significado e não são signos.
Signo é algo que está por outracoisa, que é cheio de significados e significantes, geralmente se organizam em códigos ou linguagem. O significante é a expressão do signo que permite a transmissão do significado, o significado por suavez é a interpretação do signo, o seu conteúdo.
O triângulo semiótico é uma forma de mostrar a relação entre as entidades semióticas.
Os nomes conotativos significam modo principal e modosecundário, e os nomes absolutos significam tudo do mesmo modo. O signo não é um objeto mais uma função sígnica. A semiologia saussureana associa duas variáveis à função signica o significante no plano daexpressão e o significado no plano do conteúdo, já a semióticas de Peirce levam em conta os objetos quando discutem os signos enquanto índices ou ícones. O signo é veículo sígnico para Morris,significante para Saussure, de expressão para Hjelmslev ou um rapresentâmen para Peirce.
Os signos são divididos em duas classes os naturais e os artificiais, sendo que no signo natural a função sígnica éinferida pelo homem e no artificial ela é instituída pelo homem.
Signos expressivos é a terceira categoria de signos, eles são emitidos sem intenção, espontaneamente pelo homem.
Existem as funçõessemânticas e a função estética que foi desenvolvida por Moles, a função semântica ela é de fácil tradução e é de máxima transparência, já as funções estéticas são dificilmente traduzíveis de uma linguagema outra, O estilo da mensagem estética envolve uma espécie de jogo onde intervém, além do código comum, como a língua, um sobrecódigo.
Os signos linguísticos de mínima de significado são os...
tracking img