O signo, livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro:
O SIGNO
Isaac Epstein



Com o aperfeiçoamento da capacidade de comunicação do homem, foi desenvolvido um instrumento chamado linguagem verbal e um dispositivo para manipulá-la, a dupla articulação.
A primeira articulação da linguagem é aquela segundo a qual todo o “significado” que se deseja transmitir, analisa-se em uma sequência de unidades, cada qual dotada de umaforma vocal e de um sentido. Essas unidades chamam-se monemas. Os monemas são os signos, isto é, unidades de duas faces: o significado, que é o sentido ou valor diferencial, e o significante, que se manifesta fonicamente. Essa manifestação é constituída por unidades da segunda articulação, que se chamam fonemas (unidades sem significado não se enquadrando, portanto como signos).
Ao contrário daslínguas naturais, que são sempre sistemas de dupla articulação, os códigos visuais podem possuir apenas uma articulação (a primeira ou a segunda), não possuir nenhuma ou possuir as duas.
Pierce, ainda denominou de semas as unidades que correspondem a um enunciado linguístico, de signos as unidades mínimas de significação e de figuras as unidades destituídas de significação.
Basicamente, um signo équalquer elemento que seja utilizado para exprimir uma dada realidade física ou psicológica; nesta relação, o primeiro funciona como significante em relação à segunda, que é o significado (ou referente); as relações entre significantes e significados podem ser de 2 tipos: denotação (extensão) e conotação (intenção ou compreensão).
A semiótica denotativa compreende significante (expressão) +significado (conteúdo); a semiótica conotativa corresponde expressão como sendo semiótica (expressão + conteúdo); e por fim a metassemiótica onde o conteúdo corresponde a semiótica (expressão + conteúdo). Uma semiótica cujo plano do conteúdo é constituído por outra semiótica.

Ele desenvolveu, a partir disso, a teoria triádica do signo, onde o signo tem que ser analisado e entendido, (signo ourepresentante) ou algo que o signo representa e suas relações com ele (objeto) e a representação que aquilo pode ter (interpretante).



A diferença básica entre as duas concepções está, principalmente, no fato deque, se na concepção de Saussure o conceito de signo é o do signo verbal, na concepção de Peirce é o do signo em geral, não importa de que espécie. Issosignifica que, se no primeiro caso o signo é, antes de tudo, a palavra (principalmente oral), no segundo caso ele é qualquer coisa que representa alguma outra coisa para alguém. Além disso, se na concepção saussureana o signo ele é um elemento em que se correlacionam apenas dois outros elementos, chamados de significante e significado, na concepção peirceana o signo é um elemento em que secorrelacionam
três outros elementos, chamados de representamem, objeto e interpretante. Para concluir o signo é veículo sígnico para Morris, significante para Saussure, de expressão para Hjelmslev ou um rapresentâmen para Peirce.

Ha signos naturais e artificiais. Os naturais não são produzidos pelo homem. São "coisas" e "eventos" que o homem passa a interpretar como signos. Já os artificiais sãocriados pelo homem para que funcionem no processo da comunicação. Caracterizam-se, portanto, pela intenção. Os signos expressivos são aqueles emitidos pelo homem, espontaneamente, sem a intenção de comunicar.

A função semântica é logica, onde o conteúdo é transparente e de fácil entendimento para determinar o significado, é estruturada e prepara ações. A função estética tem um conteúdo opacoabrindo uma variedade de significados para tal, é de difícil interpretação e prepara estados. O estilo da mensagem estética envolve uma espécie de jogo onde intervém, além do código comum, como a língua, um sobrecódigo. Para Granger: Ambigüidade e autoreflexibilidade são suas caracterísiticas.

Signos Imotivados (arbitrário) e Signos Motivados 
Nós temos alguns elementos que nos servem de...
tracking img