“O significado do aprender a ler e a escrever”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ATENEU
PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

”O significado do aprender a ler e a escrever”

Rejane Nogueira Santos

Alegre, mar.2011

Rejane Nogueira Santos
Aluna do Curso de Pós-graduação em Alfabetização e Letramento

”O significado do aprender a ler e a escrever”

Resenha Crítica apresentada como requisito para obtenção de notaparcial da disciplina Psicogênese da Língua Escrita e os Fundamentos da Alfabetização, pelo Curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento da Faculdade Ateneu, ministrada pela professora Ana Lúcia Santos de Oliveira Silva.

Alegre, mar.2011

“O significado do aprender a ler e a escrever”

Rejane Nogueira Santos, aluno do curso de Pós-graduação em Alfabetização e Letramento,brennareamojesus@hotmail.com .

________________ “Psicogênese da Língua Escrita e os Fundamentos da Alfabetização”, Texto concedido pela professora Ana Lúcia Santos de Oliveira Silva. Alegre, Março, 2011.
O texto resenhado não tem credenciais do autor, porque o mesmo não tem autor especifico.
O objetivo do presente artigo é apresentar o entendimento que se tem do processo da alfabetização e o impactodos estudos sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras e a concepção de letramento contribuiu para redimensionar a compreensão que hoje temos sobre: a)as dimensões do aprender a ler e a escrever; b)o desafio de ensinar a ler e a escrever; c) o significado do aprender a ler e a escrever, d) os motivos pelos quais tantos deixam de aprender a ler e a escrever, e e) as próprias perspectivas daspesquisas sobre letramento.
PALAVRAS-CHAVE: dispositivo de aquisição da linguagem, alfabetização, práticas sociais, letramento, embates, aprendizado.
O presente texto começa com uma indagação sobre o que se entende por ser alfabetizado, levando a concluir que significa ter concluído o processo de alfabetização. Processo esse que para alguns, se inicia na CA (Classe de Alfabetização) e seconclui ainda nesta série, para outros, estende-se da CA à série posterior e que um pouco mais recentemente acreditam que perduram durante todo o primeiro segmento do primeiro grau (CA e as quatros séries iniciais) e há quem acredite que alfabetizado é aquele que assina o seu nome mesmo sendo incapaz de ler uma única palavra, Assim se vê que esse processo de alfabetização ainda não é claro e nemdefinido para todos.
Observa-se que é possível dissociar a discussão sobre a prática alfabetizadora de discussões sobre métodos de alfabetização. Os métodos em si não garantem isomorfia nas práticas, pois poucos são os alfabetizadores que seguem à risca todos os procedimentos didáticos prescritos num método de alfabetização. Sobre os métodos, inevitavelmente, incidem as teorias que os alfabetizadorespossuem acerca da alfabetização e, por isso, as práticas tendem à heterogeneidade.
Aprofundando a apresentação de modelos de alfabetização, se percebe que as diferentes práticas alfabetizadoras refletem um universo com paradigmas básicos, os quais são nomeados como: o mecanicista, o lingüístico. É possível tratar dos modelos básicos de alfabetização como paradigmas, uma vez que cada um delesremete, não apenas a um tipo de prática alfabetizadora, mas, sim, a um conjunto de estudos que reflete uma corrente epistemológica com princípios e posturas semelhantes. Neste sentido, vale observar que, como paradigmas, as teorias sobre alfabetização estão atreladas a outras teorias que, em conjunto — e apenas em conjunto — podem, verdadeiramente, explicar-se mutuamente. Portanto, as teorias daalfabetização se tornam mais facilmente compreensíveis à medida que se aproximam das demais teorias que integram o mesmo paradigma.
O paradigma mecanicista da alfabetização assume que a prática da alfabetização, concentra-se exclusivamente no desenvolvimento das habilidades específicas de codificar e decodificar, concentrando a prática alfabetizadora no desenvolvimento do domínio sobre o código...
tracking img