O significado das artes visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Significado das artes visuais

Curso: Escultura
-------------------------------------------------
Disciplina: História da Arte

2012 /1013
Índice
Paginas
Introdução………………………………………………………………………………3
O significado das artes visuais………………………………………………………….6
Resumo: Iconografia e Iconologia uma introdução ao estudo da arte doRenascimento……………………………………………………………………6
Iconografia……………………………………………………………….6
Iconologia………………………………………………………………..7
Fazes da análise de uma obra de arte…………………………………….7
Significado primário ou natural, subdividido em fatual e expressional………………………………………………………7
Significado secundário ou convencional, ou análise iconográfica.8
Significado intrínseco ou conteúdo, ou análise iconológica……..9
Comparação entre Iconografia eIconolo.gia…………………………...10
Escritores da História de Arte……………………………………..……10
Idade Média………………………………………………………….…10
Conclusão………………………………………………………………………………16
Bibliografia…………………………………………………………………………..…19

Introdução
Erwin Panofsky, é um dos mais importantes críticos e historiadores da arte alemã, um dos principais representantes do chamado método iconológico, estudos académicos sem iconografia. Foi umartista do Ocidental, com trabalhos nutáveis sobre a pintura flamenga, o simbolismo nas artes, a evolução das técnicas de arquitetura e diferentes análises temáticas, como uma das suas obras chamadas “Satumo e a Melancolia”.
Nascido em Hannover, ele estudou na Universidade de Berlim, Munique e Freiburg, onde fez o seu doutoramento com uma tese sobre a teoria da Arte em Albert Durer (1914). Ele começouo seu trabalho académico na Univercidade de Hamburgo (1921), enquanto alguns dos trabalhos publicados que define a sua teoria da projecção na analise da arte e formas visuais, tais como Idéia: uma contribuição para a história das ideias na história da arte (1924).
Após a ascensão do nazismo na Alemanha dos anos trinta, ele emigrou para os Estados Unidos,  onde foi professor no Instituto paraEstudos Avançados da Universidade de Princeton (1935-1962), Harvard (1947-1948) e Nova York (1963-1968).
Discípulo de Aby Warburg (1866-1929), desenvolveu a teoria sobre a formação da arte simbólica e percepção visual, como formas de comunicação, descritos sobre o nome de iconologia ou ciência da interpretação da expressão artística. Muito dos seus trabalhos lidavam com o estudo da expressãoartística como a Renascença, mas o seu extenso trabalho também atinge a imagem fotográfica e cinematográfica. Foi membro da Academia Americana de Artes e Ciências e da Academia Britânica.
A primeira abordagem de Panofsky é analisar o simbolismo das imagens, o seu mundo, os seus significados. Esta leitura visual, através de um primeiro nível de contacto com o objecto de identificação física. Uma segundaabordagem é alertar o poder das imagens (iconografia). A terceira abordagem é a profundidade na mensagem simbólica, ideologia, na expressão do tempo histórico, o seu contexto social e cultural (iconologia).
Panofsky coloca um breve ensaio sobre o filme – “Estilo e médias empresas no Cinema”, publicado no Boletim do Departamento de Arte e Arqueologia da Universidade de Princton (1934) ereproduzido no Panofsky, E Três Ensaios sobre Style (1995), que na qual é considerado um texto clássico sobre as teorias do cinema, especialmente desde que serviram de base para legitimar uma forma de comunicação visual considerado como uma expressão de arte popular.
Panofsky compara a construção da narrativa cinematográfica, o que cria uma sensação, transmitindo visualmente a descrição da experienciapreceptiva como a construção de uma ou outra obra de arte da catedral. Sobre esta alegação, no entanto, esclarece que “Essa comparação, ele escreve, pode proceder um sacrilégio, não só porque há proporcionalmente menos do que bons filmes catedrais, mas também porque os filmes são um negócio.”
Erwin Panofsky no ano de 1955 publicou o livro The Meaning in the...
tracking img