O significado da moda:identidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste artigo vou abordar a questão do significado da moda, de sua representação social usando a história como base, principalmente do Brasil, com citações de profissionais da área e historiadores,que buscam entender o comportamento, valores e cultura de nossa sociedade para explicar o seu significado sob todos os aspectos sócio-econômico - culturais.



INTRODUÇÃO

A moda é umarepresentação social e econômica da lógica do sistema capitalista, que se circunscreve na produção e no consumo imediato dos objetos do setor têxtil. Assim, a moda é muito mais do que um invólucro do corpo nasociedade de consumo, representa um código de indicação, tanto da posição social, quanto de atitudes (comportamento) daqueles que a consomem em um contexto histórico específico. A roupa é mais um dosobjetos materiais da História e do Design, apesar do tempo físico torná-la desvanecida, ela redimensiona a produção da moda.



A MODA NO BRASIL

No Brasil ocorreu a gradativa substituição daprodução da moda de Alta Costura para o Prêt à Porter, quando, tanto a moda carioca, quanto a paulista estavam influenciadas pela produção européia e, posteriormente, pela norte-americana, tendo comocritérios conceituais de análise: o estilo, o comportamento e a produção.

Ressaltamos que a elite feminina, carioca e paulista não estavam inseridas no mercado de trabalho, muito pelo contrário,elas mantêm o status quo de uma sociedade burguesa e elitista, conforme os manuais de boas maneiras, que estabelecem um código do que seja viver na sociedade moderna. Entre eles, por exemplo, o Emsociedade, que dita como deve ser o comportamento de sociabilidade a partir das etiquetas sociais, para a mulher que pretende freqüentar os espaços da sociedade, além daqueles que são contínuos no seudia-a-dia, na família e com os amigos.

Estes códigos de boas maneiras, de tratamento no lar e na sociedade estabelecem diversas regras que determinam o tipo de mulher socialmente aceita neste período....
tracking img