O show de Truman - A vida é um sopro - Niemeyer - Estruturas mistas -

1990 palavras 8 páginas
A VIDA É UM SOPRO

Um oportunista. Não no sentido denotativo da palavra, mas em seu conteúdo lírico; um aproveitador das oportunidades e situações que a vida lhe ofereceu – positiva e negativamente. Assim define-se o arquiteto da revolução, o fundador da inovação arquitetônica no Brasil. Conclui-se assim, uma nova visão a cerca de Niemeyer.
Pensador, poeta, uma mago criativo, de linhas e formas tão inusitadas quanto sua visão social. Em início, a obra trate da infância no Rio de Janeiro, suas molecagens e sua simplicidade; narrado de forma rápida, com leves pitadas de humor. Já a juventude, a época de estudante, e os anos iniciais da educação superior são apagadas pelo anúncio de um confesso boêmio.
Reafirma-se aqui o conceito de oportunista – visionário. Recém-formado, buscando local de destaque para atuar, Niemeyer, ingressa ao escritório de arquitetura de Lúcio Costa. A constatação de oportunidade e ação se vê neste momento do filme, quando o referido, propõe uma mão de obra gratuita. Brilhante! Não há forma melhor de se destacar enquanto competência, trabalhar de graça para um influente profissional, e difundir assim suas idéias inovadoras, como o respaldo de um profissional já gabaritado. Seria de uma ingenuidade julga-lo pela atitude: “trabalho sem remuneração!” Mas foi o trampolim na carreira deste profissional.
Sua grandiosidade nesse oportunismo o lançou de encontro a grandes nomes do cenário arquitetônico. Ao lado de Lúcio Costa, conheceu um dos mestres da arquitetura - Le Corbusier – essa atitude que muitos considerariam uma loucura; Niemeyer, conseguiu destaque ao participar de projetos distintos, de influência e reconhecimento social.
Estas obras, com sua coautoria, o levaram a ascensão. Sob olhos vigiantes dos profissionais envolvidos, Niemeyer elaborou: o prédio do Ministério da Educação – que hoje é o Palácio Gustavo Capanema – o Pavilhão do Brasil – na Feira Internacional de Nova York – assim como a Sede da ONU – em Nova York – e do grande

Relacionados