O servo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O SERVO

Para começar-mos o nosso estudo sobre o servo passamos em primeiro lugar a definir a palavra servo.

DEFINIÇÃO 1
SERVO»» Aquele que não dispõe sua pessoa e bens; homem adstrito a gleba e dependente de um senhor; criado; quem não é livre (dicionário LELLO PÓPULAR)
DEFINIÇÃO 2
SERVO »» Pessoa serva que não tinha a livre disposição desua personalidade e bens. Luc.25:55 – Num.14:24 – 1Sam.3:9 – 2Sam.3:18 ( O.S.BOYER pequena inciclopedia bíblica ).
Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (João 15:15 )
Que é pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor o constituiu sobrea sua casa para dar o sustento a seu tempo? (Mat. 24:45).

Servo como diz a palavra é aquele que serve, ou dispõem-se ao trabalho de alguém que ele por si mesmo considera superior, não importando para tal os seus bens, visto que nem a própria vida lhe pertence.

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, (Rom.1:1).Nisto sabemos porque reconhecemos que até então temos nós colocados por servos de DEUS que é um ser superior.

SERVO UTIL (obediente)

Se parar-mos um pouco e colocar-mos o nosso pensamento quando o Senhor JESUS disse:

Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. (Fazendo aquiloque lhe foi ordenado). (Luc.12,43).

Nisto percebemos que o verdadeiro servo é aquele que tem a coincidência em servir e trabalhar com amor, e em amor, e pronto a dar, pois sabe que foi constituído para servir na presença e principalmente na ausência do seu senhor.
O verdadeiro servo vive para servir e jamais para ser servido, pois ele também sabe que aquele que lhe éservido deixa de ser servo mas sim senhor daquele que o serve.

Assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mat.20:28)

Quem serve não se justifica dizendo eu fiz, eu posso, mas se humilha, porque sabe que aquele que ele serve o justifica e o exalta.

Então respondeu Jó ao Senhor:
Bemsei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. (Jó 42:1,2)

Pois o verdadeiro servo é aquele que se apresenta com humildade e apto para servir.
APTO PARA SERVIR »» Servir neste caso para o servo passa a ser mais do que uma palavra, mas sim a sua condição ou forma de vida, como no caso do profeta Samuel. Que podemos deduzir como sendo na altura doseu chamado um jovem inexperiente no que dizia respeito a vida espiritual. Mas no entanto quando foi chamado pelo seu Senhor (DEUS), ele estava pronto para servir. Reconhecemos isso quando ele diz: «« Eis-me aqui »» (1Sam. 3:6 ) «« Fala porque o teu servo ouve »» (1 Sam.3:10 )
Servo útil reconhecemos então na verdade como sendo aquele ouve a voz do seu senhor e atende semmurmurações.
13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra. 14 Faz para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora. 22 Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez. (Gen. 6:13,14 e22)
Olhando para o versículo 22, notamos que começa e termina com as palavras assim fez, como se fosse DEUS a Falar e Noé a concordar, nisto podemos então concluir que a vontade do servo é para com o seu senhor, esta é a razão que o leva a servir porque ele sabe que a sua vida está exclusivamente na mão do seu senhor.

SERVO INUTIL (Negligente) Mat.25.30...
tracking img