O serviço social tem seu nascedouro na relação capital e trabalho ou das necessidades da caridade?

O SERVIÇO SOCIAL TEM SEU NASCEDOURO NA RELAÇÃO CAPITAL E TRABALHO OU DAS NECESSIDADES DA CARIDADE?

Poções – Ba.
Setembro de 2009.


AUTELINA SILVA PEDREIRA

O SERVIÇO SOCIAL TEM SEUNASCEDOURO NA RELAÇÃO CAPITAL E TRABALHO OU DAS NECESSIDADES DA CARIDADE?

Argumentação apresentada no 1º Semestre de Serviço Social da ULBRA, na Área de Conhecimento: História do Serviço Social, à Tutora:Sumara; para sua devida apreciação.

Poções – Ba.
Setembro de 2009.
O SERVIÇO SOCIAL TEM SEU NASCEDOURO NA RELAÇÃO CAPITAL E TRABALHO OU DAS NECESSIDADES DA CARIDADE?

A construção de umaprofissão ou de uma instituição é resultante do movimento da história. No século XIX, a sociedade ocidental estava em um processo de transição bastante acentuado para um novo tipo de relação social eeconômica, o capitalismo monopolista. Na emergência da industrialização, da concentração de riquezas e do modelo capitalista de relações de trabalho, existia uma grande esperança de uma nova e melhorqualidade de vida para a população, mesmo porque, com esse novo tipo de relação de trabalho, abolira-se a servidão. Existiam os feudos, os moradores daqueles feudos eram servos, não tinham direito àpropriedade do território onde viviam; pagavam impostos sobre a sua produção ao senhor feudal e lhes juravam fidelidade. Este tipo de relação social começou a se desmanchar e um novo tipo de relaçãoemergiu, na qual o trabalho era acertado por contrato e o gentio teve acesso à propriedade privada. Com o uso de novos e mais avançados maquinários, houve aumento da produção, dando espaço para que setivesse a expectativa de que se iria acabar com a fome, e que as pessoas teriam melhores condições de vida e de trabalho.
Análises feitas nos anos 1800, sobre a situação da população nesses primeirostempos do capitalismo, da industrialização, foram deixando muito evidentes esses problemas. Também se evidenciou a exploração da mão-de-obra, não apenas dos adultos: havia crianças desde muito...
tracking img