O serviço social no campus universitário do marajó-breves: contexto de implantação, demandas e desafios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SERVIÇO SOCIAL NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ -BREVES[1]: Contexto Histórico de Implantação, Demandas e Desafios.


Alane Neves de Souza[2]
Maria Monteiro Gonçalves

RESUMO:

Este estudo tem por finalidade apresentar alguns fatores constitutivos à criação do curso de Serviço Social no Campus Universitário do Marajó - Breves; reconstituindo alguns marcos da trajetória do ServiçoSocial no Brasil e no Pará, como influências para sua ampliação e legitimação de categoria profissional importante e necessária para o enfrentamento da questão social, que é agravada pelas constantes crises do modo de produção vigente. Por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento de documentos históricos de criação do curso, foi possível destacar os caminhos e equívocos ocorridos para aimplantação do curso e os desafios para a legitimação da Faculdade de Serviço Social no referido Campus. Enfatizando ainda, as demandas e desafios para a formação do profissional de Serviço Social, que é exigido para intervir na realidade marajoara marcada pelo alto índice de pobreza e de exclusão social.

PALAVRAS-CHAVE: Serviço Social, Marajó, Legitimação, Pobreza.


ABSTRACT:

This studyaims to present some factors that constitute the creation of the Social Service course at the Campus Universitário do Marajó - Breves, retracing some milestones in the trajectory of social services in Brasil and Pará, as influences for expansion and legitimization of professional category and important necessary to cope with the social issue that is exacerbated by the constant crises of existing modeof production. Through literature review and survey of historical documents creation of the course was possible to highlight paths and mistakes that occurred for the implementation of the course and the challenges to the legitimacy of the Faculdade de Serviço Social on that campus. Emphasizing also the demands and challenges for the professional training of the Social Service, which is requiredto intervene in reality marajoara marked by high poverty and social exclusion.

KEYWORDS: Social Work, Marajó, Legitimation, Poverty.Ouvir
Ler foneticamente


1. O SERVIÇO SOCIAL COMO EXIGÊNCIA PARA O ENFRENTAMENTO DA QUESTAO SOCIAL.


O Serviço Social historicamente é uma profissão legitimada, reconhecida e inserida na divisão sócio-técnica do trabalho, por gerir a realidadesocial como objeto de intervenção, arraigando-se no processo de reprodução das relações sociais, particularmente, frente às necessidades sociais humanas oriundas da relação contraditória entre capital e trabalho, que lhe condiciona características particulares. Portanto ele nasce historicamente da necessidade de respostas às demandas que emergem dos conflitos e reivindicações das classes operárias emovimentos populares, devido às mudanças econômicas, políticas e sociais que ocorrem no mundo, pela dinâmica do modo de produção capitalista por seu processo de desenvolvimento.
Visa inicialmente à manutenção do poder da classe dominante: Estado, burguesia e Igreja. Deste modo, “as condições propícias à profissionalização do Serviço Social decorrem da sua institucionalização e legitimaçãocomo um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado, com o suporte da Igreja Católica, na perspectiva do enfrentamento da questão social a partir dos anos 1930/40”. (YAZBEK et al. 2008, p.7).
“A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seureconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”. (CARVALHO e IAMAMOTO, 1983, p.77).


O Serviço Social adota, inicialmente, uma corrente conservadora, que visa a “adaptação do indivíduo ao meio e...
tracking img