O serviço social nas instituições escolares

Páginas: 30 (7320 palavras) Publicado: 26 de abril de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

REGINA APARECIDA DE ALCÂNTARA GONZAGA

O SERVIÇO SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Cáceres-MT
2010
regina aparecida de alcântara gonzaga

O SERVIÇO SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Nortedo Paraná, para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Orientador: Profª. Edna Braw

Cáceres-MT
2010

Dedico este trabalho aos meus colegas pedagogos que tanto labutam em tentar ajudar de alguma forma os nossos alunos e familiares destes, em todos os aspectos.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramentea Deus pelo dom da vida., À minha mãe, por me ensinar a cada dia o verdadeiro sentido da vida, baseado no amor e na dedicação ao próximo. Ao meu esposo e filhos, pelo apoio e carinho nos momentos mais difíceis do meu percurso acadêmico.

resumo

O objetivo do presente trabalho é fazer reflexões a partir  da  história da Educação  no Brasil de  forma  a  articularmos a história  com as práticasdo Serviço Social na  escola, advindas de certas problemáticas apresentadas pelos meus alunos do Ensino Fundamental I em Escola Pública,  destacando assim a importância das práticas interdiciplinares, e a participação da família no ambiente  escolar. Assim, este estudo ressalta o trabalho integrado, auxiliando no tratamento e superação de tais dificuldades primando  por  uma  práticainterdisciplinar. Estudar a Educação Escolar enquanto espaço de trabalho de Assistentes Sociais, revelou-se um processo investigativo que contemplou categorias como demanda, interdisciplinaridade, cidadania, questão social. Ao utilizar-se de referenciais teóricos, o estudo ora apresentado buscou identificar e caracterizar as demandas presentes em escolas, a fim de revelar a necessidade do Serviço Social serum campo de ação legítimo no processo político-pedagógico desse espaço sócio-educativo.

Palavras-chave: diagnóstico,  escola,  professor, educação

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO. 06

OBJETIVOS. 08

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 09

METODOLOGIA. 21

CONCLUSÃO. 23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA 12

1 INTRODUÇÃO

O surgimento e o desenvolvimento do Serviço Social no período de 30 a 64,mostram algumas evidências significativas. A expansão do Serviço Social no país, ocorreu a partir de 1945, relacionada com as exigências e necessidades de aprofundamento do capitalismo no Brasil e às mudanças que ocorreram no panorama internacional, em função do término da 2ª Guerra Mundial.
Ao se pensar o Serviço Social como uma profissão que tem um compromisso com a cidadania -enquanto luta pelo reconhecimento do valor humano, o respeito à igualdade entre os indivíduos, o direito das pessoas governarem com liberdade sua vida e tomar suas próprias decisões (Gentilli, 1998) -, esse estudo trabalhou com a perspectiva de que Assistentes Sociais e Educadores tem um ponto de encontro ao se pensar na Educação como mola mestra para o crescimento intelectual, social e moral dossujeitos sociais.
A partir da experiência que ocorreu em São Paulo com a aprovação da última versão do Projeto de Lei 837, de 05 de Julho de 2005, que dispõe sobre a Introdução de Assistentes Sociais e Psicólogos em cada Escola Pública, pode-se demonstrar que esse projeto também poderá chegar a outros Estados do país, assim mostra-se a importância da compreensão dessa Lei e como vem sediscutindo sobre a atuação do Assistente Social e sua contribuição para o contexto educacional.
A partir de uma breve análise das correntes sociológicas funcionalistas e críticas reprodutivista de Durkheim, Bourdieu em contraposição com a linha do materialismo histórico, com a teoria do conhecimento em Gramsci, buscou-se verificar a importância do assistente social no sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social instituições sociais
  • serviço social nas instituições
  • Instituições assistenciais e Serviço Social
  • Instituiçoes assistenciais e serviço social
  • Instituições assistenciais e serviço social
  • Serviço Social nas instituições
  • Instituições assistenciais e serviço social
  • Instituições assistencias e serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!