O serviço social na saúde

Páginas: 12 (2873 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
Curso de Serviço Social do Centro de Educação á distância
Universidade Anhanguera – UNIDERP

O Uso das Técnicas no Atendimento Individual no Hospital Cruzeiro do Sul

Osasco, SP, Brasil.
2010

Adriana Maria Salustiano R.A: 1804252389
Ana Claudia Alves Oliveira R.A: 1801252406
Camila Pradela Penna R.A: 4155246046
Marilda BraghiniR.A: 1805300527
Simone Nelson Pereira R.A: 1817325439

O uso das técnicas do Serviço Social no Atendimento Individual
Do Hospital Cruzeiro do Sul

O artigo científico baseado nas técnicasutilizadas no Hospital Cruzeiro do Sul.

Tutora Adriana Gomas
Osasco, SP, Brasil
2010

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A atuação do serviço social na área hospitalar se refere a atribuições específicas que influenciam diretamente nos problemas e dificuldades apresentadas pelo paciente ou familiar, e que dizem respeito à áreahumanas e sociais. Em hospitais da rede privada a equipe do Serviço Social conduz um trabalho de orientação, encaminhamento e acompanhamento de pacientes e grupos de indivíduos de diferentes segmentos sociais. A princípio apresentaremos o significado de uma das palavras que permeia este artigo seguido de citações de diversos autores que contribuíram para o desenvolvimento do nosso trabalho.Técnicas do grego tekné, arte, é a maneira sistemática de proceder apoiada em rigor científico. Podemos considerá-la como uma maneira prática e específica de proceder, de utilizar instrumentos e/ou meios como um conjunto de maneiras de proceder pertencendo a uma arte ou ciência.

Ao descrever a aplicação dos métodos do Serviço Social, todos os autores se referem ás técnicas empregadas peloAssistente Social. Não há, no entanto, uma terminologia unificada, nem entre os autores, ao se referirem ao mesmo processo, nem entre os próprios processos. Isto se deve ao fato de que, as várias abordagens apóiam-se em teorias diferentes, que, por isso, empregam a terminologia da teoria adotada; entretanto, todas as técnicas empregadas pelo Serviço Social visam levar o sistema-cliente a encontrarsubsídios para a solução de seus problemas.
Segundo Balbina Ottoni Vieira, os métodos, como conseqüência lógica do processo científico, não são específicos desta ou daquela disciplina. O mesmo método pode ser utilizado por várias disciplinas, o que faz a especificidade de um método em uma determinada disciplina, é a sua metodologia.
Vieira Balbina Ottoni –Metodologia do Serviço Social – Rio deJaneiro: Livraria Agir Editora, 1978.

A partir dessa reflexão podemos concluir que métodos são procedimentos usados pelos homens de diversos campos na tentativa de compreender ou explicar alguma coisa, é uma forma de acesso a determinado conteúdo, é o caminho para se atingir determinado fim, é uma ordem elaborada pelo pensamento abstrato.
Balbina Ottoni Vieira divide as técnicas em técnicas deconstatação, explicação e compreensão e técnicas de intervenção. Nesse sentido, ressaltamos que umas das técnicas mais utilizadas pelas assistentes sociais neste hospital à fim de atingir o fim almejado são a de intervenção, dividida em técnicas que levam: (1) à conscientização; (2) à ação e (3) à organização da ação. 2
Vieira , Balbina Ottoni – Serviço SocialProcessos e Técnicas” – Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1978

As técnicas que levam à conscientização ou à percepção da situação problema: o esclarecimento, a interpretação, a clarificação e a avaliação. A partir desses levantamentos cabe-nos reforçar uma destas técnicas que servem de direcionamento no trabalho ali realizado: o “esclarecimento” que leva o cliente a uma compreensão exata...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço Social na área de Saúde
  • serviço social e saude
  • SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE
  • Serviço social na sáude pública
  • Serviço social na saúde
  • Saúde mental e serviço social
  • Serviço social e saude mental
  • Serviço social e saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!