O ser humano quer conhecer a si mesmo01

496 palavras 2 páginas
O ser humano quer conhecer a si mesmo
CORPO E ALMA
Afirma-se que ele adotou como lema de sua prática filosófica a inscrição que ficava no portal do famoso Oraculo de Delfos templos dedicado ao deus Apolo. Essa inscrição considera o ser humano como os outros o mundo e até mesmo os deuses. Uma vez que aquela exigência única forma de autoconhecimento a vida examinada e investigada tornara-se mais digna de ser vivida.
Platão afirmava que o ser humano e composto de um corpo físico material imperfeito e mortal e de uma alma imaterial perfeita e imortal. Não se pode pensar no ser humano apenas como um corpo nem entanto ser conduzido pela alma sede da razão e do pensamento para que sua vida não se perca nas imperfeições. Platão adverte que a ideia de sermos guiados pela alma não significa uma negação do corpo o bom uso da alma depende da saúde do corpo por isso deve-se cuidar dele.
Isso pq os gregos antigos afirmavam que o ser humano só pensa por meio de linguagem que pensamentos e linguagem estão entrelaçados. O ser humano era considerado criação e instrumentos de Deus.
NATUREZA HUMANA VERSUS CONDIÇAO HUMANA
Tendo em vista a definição da natureza humana Aristóteles ressaltou que os humanos são seres racionais uma vez que aquilo que lhes caracteriza e lhe torna singular é o fato de serem dotado de razão.
Alguns filosóficos porem não fica satisfeito com nenhuma das caracterizações de uma suposta natureza humana. Eles afirmam que o ser humano não é definido por características universal ou seja que esteja presente em todos os seres humanos em qualquer época e lugar mas por aquilo que cada um faz de si mesmo nas realizações humana no mundo.
O SER HUMANO PRODUZ A SI MESMO, MAS TAMBÉM SE PERDE DE SI MESMO.
A obra de Marx nos permite dar um novo sentido a essas expressões. Por natureza humana entende-se aquilo de propriamente humano que é identificável em cada individuo. Em outras palavras para Marx os seres humanos produzem a si mesmos por meio do trabalho. O trabalho é,

Relacionados