O sentimento de pertencimento dos alunos negros na escola, e o papel da geografia como desmistificadora do preconceito.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB
COLEGIADO DE GEOGRAFIA- CAMPUS IV- JACOBINA- BA.






PROJETO DE PESQUISA




O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO DOS ALUNOS NEGROS NA ESCOLA, E O PAPEL DA GEOGRAFIA COMO DESMISTIFICADORA DO PRECONCEITO.







Jacobina/BA
2012

RENATA STEFANE SILVA NASCIMENTO






O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO DOS ALUNOS NEGROS NA ESCOLA, E OPAPEL DA GEOGRAFIA COMO DESMISTIFICADORA DO PRECONCEITO.





Projeto de pesquisa apresentado ao curso de licenciatura plena em geografia da Universidade do Estado da Bahia como requisito final da disciplina Metodologia da Pesquisa em Geografia.






Jacobina, Ba
2012
Sumário


Descrição do projeto
Introdução
Resumo
Palavras chaves:
Objetivo geral
Objetivos específicosMetodologia
Coleta de dados
Critérios de inclusão
Riscos e benefícios
Bibliografia
Cronograma de confecção de TCC










Descrição do projeto


Será realizada no universo escolar, no colégio Edna Pinto Daltro, com as series do fundamental e médio, na cidade de Capim Grosso, Bahia. Uma pesquisa que terá como base os métodos qualitativos e serão utilizados entrevistas comoprincipal fonte de coleta de dados de onde surgirão informações que poderão demonstrar a relevância da hipótese ou não.















Introdução

Partindo de um interesse antigo, o assunto a ser problematizado, surgiu a partir da observação em sala de aula, onde alguns alunos demonstram sentirem-se inferiores ou deslocados em decorrência de sua cor, que é percebida por eles própriosnos momentos de convivência e formação social.
Assim este projeto de pesquisa tem interesse em investigar se existe no âmbito escolar algum fator determinante para o sentimento de atração ou aversão dos alunos negros ou mestiços? Até onde as políticas públicas de interação antirracial surtem efeito? Diante de tal problema qual o papel da geografia enquanto ciência e disciplina?
Este trabalho nãotem como objetivo discutir a questão racial ou as políticas de afirmação e sim a relevância do âmbito escolar não formação do cidadão numa sociedade cheia de direitos e ideologias. Onde a escola é incumbida de supri as necessidades de uma sociedade deficiente e mal estruturada, com pouco ou nenhum apoio da família, com uma deturpação dos valores sociais e de indivíduos. E onde o negro se vênuma era de descoberta e de valorização de sua cultura e enxerga na escola um local de formação de identidade e valores ,onde o sentimento de pertencimento é fundamental para essa relação, sendo assim, na maioria das vezes a escola não esta preparada pra receber este aluno.
Segundo o Dicionário de Direitos Humanos, (ano e p.)
Pertencimento, ou o sentimento de pertencimento é a crença subjetivanuma origem comum que une distintos indivíduos. Os indivíduos pensam em si mesmos como membros de uma coletividade na quais símbolos expressam valores, medos e aspirações. Esse sentimento pode fazer destacar características culturais e raciais.

A definição feita por Kabengele Munanga publicado na Revista Espaço Acadêmico de março de 2003 descreve um dos fatores cruciais para a decisão de nãoserem trabalhadas as políticas de afirmação nesse trabalho, no tendo como objetivo privilegiar ou compensar nenhum fato, mas sim analisar pelo ponto de vista educacional o nível de pertencimento do aluno que se considera negro e participante de tal cultura.
As chamadas políticas de ação afirmativa são muito recentes [...] elas visam oferecer aos grupos discriminados e excluídos um tratamentodiferenciado para compensar as desvantagens devidas à sua situação de vítimas do racismo e de outras formas de discriminação. Daí as terminologias de “equal oportunity policies”, ação afirmativa, ação positiva, discriminação positiva ou políticas compensatórias. (KABENGELE MUNANGA, 2003, p).

O que nos remete ao papel da geografia nesse processo de pertencimento é a sua função enquanto ciência e...
tracking img