O sentido de um enunciado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O sentido de um enunciado

De acordo com o texto de Maingueneau, acerca dos enunciados, pode-se dizer que, para uma melhor compreensão de um enunciado, o contexto é um instrumento de grandeimpotância, pois é através dele que ocorre a produção de sentido e as ambiguidades são desfeitas.
O texto também revela que para compreender um enunciado é preciso acionar saberes diversos, pois nemsempre é possível uma interpretação imediata, visto que o individuo que interpreta o enunciado reconstrói o sentido a partir de marcas presentes nele. Porém, não se tem a garantia da compreensão exatado que o enunciador pretendia. É por esse motivo que contexto é imprescíndivel.
Contudo, a reflexão contemporânea discorda dessa concepção da interpretação dos enunciados. Segundo Maingueneau(2011)
Nessa concepção da atividade línguistica, o sentido estaria de alguma forma inscrito no enunciado, e sua compreensão dependeria, essencialmente, de um conhecimento do léxico e da gramática dalíngua; o contexto desempenharia um papel periférico, fornecendo dados que permitem desfazer as eventuais ambiguidades dos enunciados. ( p. 19).
Nessa perspectiva, o contexto parece ser relegado a segundoplano, pois depreende-se que o conhecimento do léxico é o suficiente para se compreender os sentidos de um texto. Maingueneau ainda nos diz que nessa concepção o individuo precisará ter conhecimentodo vocabulário e da gramática da língua para compreensão do enunciado, mas, ainda assim, o contexto servirá para assegurar a compreensão. Exemplo.: "Aquela mulher é o cão" ou "Ele é o cara" o contextoservirá apenas para determinar se "o cão" designa um cachorro ou o diabo que, nesse contexto, é a ideia representada, no segundo caso "o cara" não designa um homem ou um rosto, mas sim uma qualidadeque se pretende atribuir a um homem, de que ele é brilhante ou muito bom no que faz.
Outro exemplo é o caso de placas. Se passarmos por uma casa e nela estiver fixada na parede "VENDE-SE" ou...
tracking img