O sentido de missão no imaginário político norte-americano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SENTIDO DE MISSÃO NO IMAGINÁRIO POLÍTICO NORTE-AMERICANO


Luke Rodrigues Ferreira de Menezes

O SENTIDO DE MISSÃO NO IMAGINÁRIO POLÍTICO NORTE-AMERICANO


AZEVEDO, Cecília. Osentido de missão no imaginário político norte-americano. Revista de História Regional 3(2) 77-90, 1998.

Em seu artigo, “O Sentido De Missão No Imaginário Político Norte-Americano”, Cecília Azevedo,trata da História dos Estados Unidos como principal ferramenta na compreensão da construção da doutrina Kennedy, “Os Corpos de Paz”, e seu peso na postura política que o Estados Unidos possui tantointernamente quanto para com o mundo.
Buscando refletir sobre quais bases a doutrina Kennedy foi fundada, assim como porque dela se constituir, Cecília Azevedo retorna a década de 60, tratando docontexto histórico com o qual Kennedy se elegeu como presidente dos Estados Unidos. E discorre como as bases dessa doutrina estão contidas em todo panorama cultural estadunidense, além do peso em suamentalidade que ela irá ganhar se fundamentando. Posteriormente trata de como foi sua implementação expondo o grande apoio interno que está doutrina ira ganhar em todos o setores políticos do país, deixandoclaro o como ela afetou a identidade nacional de toda a população e como ela sobrevive nas políticas atuais dos Estados Unidos.
Em si tratando das estruturas da doutrina “Os Corpos de Paz”, CecíliaAzevedo expõe que seu conteúdo esta vinculado nas ideias de fronteira e sacrifico, originarias da imagem de “conquista do oeste” presente em seu passado e que agora se amplia para todo o globo. Alémdisso, essa doutrina possui um alicerce da religião puritana, ou seja, a valorização das obras como um sinal da graça divina, que se recupera com ideal de levar a “democracia”, “a moral”, “a riqueza”,para os países considerados, nessa época, de terceiro mundo. Explicando, assim, o porquê dos Estadunidenses se acharem superiores quanto ao resto do mundo e de seu país possuir uma política exterior...
tracking img