O SENSORIAMENTO REMOTO COMO FERRAMENTA PARA CARACTERIZAÇÃO DO USO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE CABIXI – RO

1268 palavras 6 páginas
O SENSORIAMENTO REMOTO COMO FERRAMENTA PARA CARACTERIZAÇÃO DO USO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE CABIXI – RO
Emeline Cristina Garcia de Moura¹
Alex Mota dos Santos¹
Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR –Campus Ji-Paraná
Departamento de Engenharia Ambiental – DEA¹ emelinecristina@hotmail.com RESUMO: O presente trabalho foi elaborado no município de Cabixi, Estado de Rondônia, objetivando a caracterização dos diversos usos do solo na região através de técnicas de sensoriamento remoto, já que este software se mostra eficiente para pesquisas que se mostram eficientes sem que o observador não necessite ir a campo. O objetivo foi atingido a análise dos dados possibilitou, com eficiência, a caracterização de atividades empregadas na área de estudo.
Palavras - chave: determinar, ocupação do solo, geoprocessamento.
INTRODUÇÃO
O crescimento populacional requer demanda de recursos para a sobrevivência humana. Entre elas está a demanda de solo que deve ser preservada como os outros recursos, tendo a água como exemplo. Esse crescimento, aliado às atividades que ocorrem de maneira desordenada, tais como exploração abusiva do solo, atividades agrosilvopastoril, manejo inadequado dos recursos naturais, êxodo rural entre outras, geram uma série de problemas antrópicos relacionados aos solos e ao ambiente circunvizinho. Para a mitigação desses problemas gerados é necessário o conhecimento da área em questão, assim como das atividades relacionadas a fim de se propor uma correta gestão a ser empregada. Esse levantamento das atividades pode ser feito de maneira eficiente através de imagens de satélites para mapeamento dos recursos naturais encontrados na área de estudo.
O levantamento do uso atual da terra, necessário para fins de planejamento, pode ser obtido a partir da utilização de dados multiespectrais, fornecidos por satélites de Sensoriamento Remoto, associados às técnicas de interpretação, Pereira et al. (1989).
Com o mapeamento de áreas, os dados de

Relacionados