O selo verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FTC-FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
CURSO ADMINISTRAÇÃO

ANA RITA SOUSA DE ANDRADE
FABIO CRUZ SANTOS
GILCELMA SILVA DIAS MOTA
JAQUELANE REIS BAHIANA LORDELO

O SELO VERDE SEUS OBJETIVOS E IMPORTÂNCIA

Salvador
Outubro / 2011

ANA RITA SOUSA DE ANDRADE
FABIO CRUZ SANTOS
GILCELMA SILVA DIAS MOTA
JAQUELANE REIS BAHIANA LORDELO

O SELO VERDE SEUS OBJETIVOS E IMPORTÂNCIATrabalho apresentado à disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido II do curso de Administração da Faculdade de Tecnologia e Ciências como requisito parcial de avaliação da disciplina, sob a orientação da Professora: Heloisa Lopes S. Andrade.

Salvador
Outubro / 2011
RESUMO:
A utilização dos recursos naturais pelo homem vem desde o surgimento da humanidade, isto quer dizer quequanto mais evoluímos, modificamos tudo que se encontra ao nosso redor. O que ocorreu também, com os meios de produção que sofreram várias mudanças até alcançar o nível tecnológico que temos hoje. Como consequência, o modo de consumir também mudou, hoje consumimos muito mais, do que a natureza é capaz de repor e decompor os nossos resíduos. Entre a década de 70 num contexto de crescimento industrialglobal, responsável pelo milagre econômico ao mesmo tempo em que gera consciência ambiental, inicia dessa forma ao final da década de 80 as políticas ambientais preventivas. Logo depois aconteceu outro tipo de pressão sobre o setor econômico que foi o aumento da competitividade e a crescente conscientização dos consumidores o que levou as empresas a mudar suas estratégias e tentar passar uma imagemde ecologicamente corretas, pois isso poderia representar um diferencial competitivo para o seu produto e, portanto, um elemento de venda.
O conflito entre o ambiente e o desenvolvimento faz necessária uma busca por parte das organizações por normas que possibilitem às mesmas desenvolverem produtos de tecnologia limpa demonstrando seu respeito pelo meio ambiente através daobtenção de um sistema de gerenciamento ambiental, mais não basta só isso é preciso que as mesmas possuam, de fato, um comportamento ambiental responsável e que não estejam somente voltadas para o lucro que tais produtos venham a lhes trazer.

INTRODUÇÃO
As questões ambientais vêm nas últimas décadas, despertando a atenção de diversos setores da sociedade. Devido à abertura daeconomia, o aumento da competitividade e uma maior conscientização por parte dos consumidores, a variável ambiental assume uma importância cada vez maior.
Neste contexto, um novo paradigma está posto, o de buscar alternativas de produção que minimizem os danos ao ambiente e permitam a renovação de seus recursos.
O cenário mundial contemporâneo anuncia uma crise social eambiental causada por diversos fatores entre os quais; à exploração humana dos recursos naturais, o crescimento da população que vêm ocorrendo em um ritmo bastante acelerado, o aumento da pobreza e os insustentáveis padrões de produção e consumo. Vivemos hoje numa sociedade consumista, onde é dada a maioria o direito de consumir apenas o necessário a sua sobrevivência, enquanto aqueles que possuemuma situação econômica mais favorável têm o poder de consumir o quanto querem, sem terem a devida preocupação e cuidado com as consequências desse consumo excessivo no que diz respeito às questões ambientais. Tais fatores nos mostram de forma clara que o futuro pode não ser tão promissor no que diz respeito à disponibilidade de recursos com já foi no passado.
Um dos maioresdesafios que o mercado capitalista está enfrentando neste momento é o de criar uma indústria que ofereça um modelo de produto sustentável que reúna de forma harmoniosa os fatores natureza, produção e consumo.
Diante desse novo contexto com as crescentes preocupações ambientais, o surgimento de diversos movimentos em defesa do meio ambiente e a insustentabilidade dos padrões de consumo atuais, se faz...
tracking img