O segredo da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sabor da Aprendizagem

As leituras propostas proporcionaram uma profunda reflexão sobre a importância de o educador estar preparado para lidar com a complexidade dodesenvolvimento infantil em seus aspectos emocional, formacional e instrucional.
Os educandos trazem para a sala de aula um leque variado de experiências vivenciadas, como também de capacidades, deinteresses, de necessidades, de sentimentos e de expectativas emocionais que a escola deve considerar, conhecer e respeitar como ponto de partida para a adequação da proposta curricular eda metodologia a ser oferecida.
Aprender implica observar o mundo; se envolver emocionalmente com a causa em questão; agir sobre o que está sendo observado; buscar informaçõesconsiderando vários enfoques; refletir, de preferência, coletivamente diante das alternativas e possibilidades; interagir; opinar com justificativa coerente e, finalmente, concluir para efetivara aprendizagem. Cabe ao professor criar um ambiente favorável à ação, à experimentação e ao intercâmbio de opiniões. O meio educativo deve desafiar, provocar e problematizar a ação;respeitando e valorizando a atividade natural e cooperativa do grupo.
Sem dúvida, encontramos nas experiências concretas, no mundo encantado das histórias, na expressão corporal, musical eplástica o “tempero da escola”. São nestas atividades que o professor deve envolver-se e envolver os alunos em objetivos comuns, explorando a curiosidade infantil, despertando o desejo deaprender através da motivação, promovendo situações de aprendizagens interdisciplinares e inteligentes considerando o processo da aprendizagem, oferecendo recursos pedagógicos variadosque favoreçam os tipos de memória (visual, auditiva e cinestésica), estimulando a criatividade e desafiando possibilidades para que todos sintam o prazer da aprendizagem conquistada.
tracking img