O segrdo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O longa argentino “O segredo de seus olhos”, do diretor Juan José Campanella, é marcante do começo ao fim. Vale a reflexão durante e após cada diálogo, citação ou atuação representada nas duas horas de filme.

A trama apresenta Benjamin Espósito (Ricardo Darín), um ex-funcionário público que se dedica a escrever um romance baseado na sua vivência durante um caso marcante, ainda quandotrabalhava no Tribunal Penal de Buenos Aires. Embalado pela conexão que cria com os personagens à sua volta e o romance que cultiva pela sua chefa, Menéndez Hastings (Soledad Villamil), Espósito revive memórias e debates sobre arrependimento, a vida, e o amor.
Tudo isso nasce quando o protagonista começa a investigar o assassinato de uma jovem de 23 anos, o que desperta um contato entre o marido dela e abusca incessante pelo criminoso. Trama simples, mas que envolve pelo “contar da história” e pelo diálogo e sentimento entre os personagens.
E é através destes elementos que “O segredo de seus olhos” ganha forças para uma narrativa que pode soar estranha de início, mas te mantém preso até o último segundo, onde tudo se enlaça – dando ao telespectador aquela sensação de que ele recebeu um grandepresente com um recheio de conteúdo de boa qualidade.
De início, é de se questionar a maneira como a questão do tempo é abordada, assim como as memórias. Porém, é incrível a evolução das relações de Espósito e a chefa Hastings, com o amigo de longa data Pablo Sandoval (Guillermo Francella), ou com o assassino e com a vítima do crime que marcou sua vida.
O filme, de 2009, ganhou o Oscar de melhorfilme estrangeiro e o Prêmio Goya de Filme do Ano. O tom de “O Segredo…” vai além de qualquer premiação, das atuações, ou até da coloração amarelada dominante no longa. O destaque fica pela mensagem deixada numa frase, num frame, num olhar.

“Os olhos… falam!”

Após a indicação de O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos, 2009) ao Oscar de melhor produção estrangeira, o atorargentino Ricardo Darín participou de uma entrevista coletiva e afirmou que "Todo mundo gosta de ouvir uma boa história". Sabendo que no filme ele interpreta um ex-funcionário público que resolve escrever um livro quando se aposenta, essa afirmação ganha um duplo sentido. Estaria ele falando como ator ou personagem?
No filme, Darín interpreta Benjamín Espósito. O tema que ele escolhe para o seu livro é ocaso criminal que mais marcou a sua carreira no Tribunal Penal de Buenos Aires. Para ordenar as ideias, ele revê o homicídio que investigou em 1974 e termina repensando as decisões feitas no passado. Nessa busca vai tentar descobrir se consegue encerrar esse caso e alguns capítulos da sua vida. Espósito terá sempre ao lado a tentação da sua impecável superior Irene Menéndez Hastings (SoledadVillamil, atriz revelação do filme) e a companhia do fiel escudeiro Pablo Sandoval (Guillermo Francella, que garante uma participação dramática de peso, algo fora do comum na sua carreira de comediante). Os acontecimentos, assim como os outros personagens que povoarão a história, são apresentados aos poucos, como se saíssem de um conta-gotas controlado com extrema precisão pelo diretor Juan JoséCampanella.
Apesar de poder ser enquadrado como filme policial, afinal o elemento central à trama é um crime, há poucos tiros e nenhuma explosão. A tradicional adrenalina das perseguições de carro que se acostumou em ver nos filmes hollywoodianos é muito bem substituída por uma bela sequência de imagens aéreas de um estádio de futebol lotado em pleno fervor do jogo. Ou seja, tudo redimensionado a escalasmais humanas e realistas.
As idas, vindas e voltas de cortes temporais fazem os paralelos com o passado dos envolvidos e também com a história argentina. Os meandros da justiça e a época da última ditadura no país são tratados de forma econômica e sem demagogia. Mas, por outro lado, às vezes, fica difícil de entender tanta "argentinidade". São várias as referências feitas a ruas, lugares,...
tracking img