O sebastianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
- O Sebastianismo (Messianismo)
D. Sebastião – conhecido como “O Desejado”, aclamado rei de Portugal aos 3 anos de idade, era a única esperança portuguesa para a restauração da antiga glória,afinal, o reino vivia um momento de decadência, com ascensão de outras potências no cenário europeu. Apesar de aclamado aos 3 anos, D. Sebastião só teve a direção ao trono 11 anos depois e, durante essetempo, Portugal foi direcionado por um período regencial. Em 1578, morre o rei D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, dando, então, inicio ao Sebastianismo.
O sebastianismo foi uma crença popularde que o rei D. Sebastião não havia morrido e um dia voltaria para trazer paz e felicidade ao povo de Portugal, ou seja, era um tipo de Messianismo. Com a morte do rei “Desejado”, Portugal passou aser governado pela Espanha, o que levou a inúmeras consequências como a grande concorrência de comércio internacional das especiarias e drogas orientais, a diminuição da entrada de metais preciosos e umdeclínio da produção agrícola. Quanto mais a crise se agravava, mais aumentava a esperança “da volta” para os portugueses.
A profundidade desse mito foi tão grande que acabou chegando ao Brasil,principalmente ao nordeste brasileiro, no século XIX. No sertão nordestino, esse movimento se redescobriu, assumindo características próprias através de símbolos e do imaginário popular. No sertão dePernambuco, o sebastianismo foi um movimento político-religioso violento, da qual os líderes fanáticos ludibriavam a boa fé da população mais humilde. No período de 1819 a 1838, dois movimentossebastianistas trágicos acorreram em Pernambuco: A Tragédia do Rodeador e A Tragédia da Pedra Bonita.
Esse movimento também foi muito forte e trágico nos sertões da Bahia: A Guerra de Canudos. As pessoascreram que D. Sebastião voltaria, restabeleceria a monarquia e derrubaria a República e se uniam no arraial de Canudos, que era comandado por Antônio Conselheiro. Entretanto, em 1897, o arraial de...
tracking img