O samurai ocidental – a era meiji e a cultura pop do séc. xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Samurai Ocidental – A Era Meiji e a cultura pop do séc. XXI

João Lima Arantes

Harmonia, autoconhecimento, equilíbrio entre o corpo e a mente. Características comumente associadas a um modo de viver tipicamente japonês, aliadas a hábitos um tanto estranhos à cultura ocidental, ajudaram a promover uma idéia estereotipada do Japão: a de um povo cercado de mistérios, de costumesexóticos e radicalmente opostos aos do resto de mundo. O patamar econômico alcançado pelo Japão dentro da dinâmica de um mundo globalizado promoveu uma ampla e repentina exportação da cultura popular japonesa, através da literatura, do cinema e das artes. Há de se refletir, no entanto, quanto dessa cultura que assimilamos não carrega de influência ocidental. O mito de uma nação que, após séculos deisolamento, apresenta-se ao mundo como uma sociedade pura, de tradições intocadas, parece não se sustentar. O intuito, portanto é, através de um breve resumo de sua história, enfocando a era Meiji, desconstruir uma perspectiva orientalizante do mundo, e enunciar a dialética estabelecida pela interação entre o Japão e o ocidente.
Em seu passado remoto o Japão se constrói sob o signo do xintoísmo,religião cujos alicerces estão na interiorização do ser. As festas e diversões eram restritas, características que se aprofundam com a lenta inserção do Budismo no Japão nos últimos dois milênios e a contribuição dos preceitos filosóficos deste para as mencionadas estruturas sociais. Tal arcabouço cultural constitui talvez a principal base sob a qual se constitui a rígida estratificação socialjaponesa. É esta dinâmica social inflexível, ou mesmo imutável, que se verifica no Japão no início do período ora estudado, qual seja o início da década de 1860.
Há ainda que se ter em mente a relativa contribuição do cristianismo propagado no oriente pelos portugueses a partir do século XVI, que nos permite estabelecer uma espécie de contraponto comparativo, refletindo a interiorização própria doxintoísmo e o isolamento japonês no período do chamado Xogunato Tokugawa, que se inicia em 1603 e declina em 1868.
O Xogunato, expressão política do quadro social a que acima se refere, se manifestava através de um regime autocrático, no qual a figura central é conhecida como Xogum, e cuja autoridade se funda em uma estrutura militar de base feudal, construída a partir da aliança entre diversos clãsou famílias. É curioso notar que paralelamente ao Xogum, sempre persistiu a existência do Imperador, sem que, contudo, este exercesse qualquer poder de fato. Na verdade, a figura do Xogum era vinculada a do Imperador, que lhe emprestava legitimidade: “Xogum” foi, inicialmente (até, aproximadamente, o século XII), apenas a distinção militar mais elevada do país, que era concedida pelo Imperador.A Revolução ou Restauração Meiji, cujo marco inicial tradicionalmente estabelecido pela historiografia remonta ao ano de 1868, quando o Imperador Mutsuhito (hoje conhecido pelo seu nome póstumo - Meiji) ascende ao trono imperial japonês, nada mais é que uma profunda transformação das estruturas político-sociais supramencionadas, aliadas - e possibilitadas por - um processo de modernizaçãoeconômica, traduzida na introdução do paradigma capitalista ocidental (ou, ao menos, de substancial parcela de suas características) no Japão. Entretanto não podemos pensar que tal projeto de modernização se consolidou da água para o vinho. No período Tokugawa a unificação territorial foi essencial para a manutenção do Xogunato, mas a “ameaça ocidental”, que chegava, à época, sob a bandeiraamericana, através da exigência da abertura dos portos japoneses, deflagra uma crise no regime.
O Imperador desponta então enquanto a figura capaz de confrontar a ameaça ocidental e se inicia uma intensa guerra civil contra o Xogunato. Os aliados do Imperador conseguem a vitória. O ocidente pressionava e a imagem do Imperador refloria. A ameaça ocidental paulatinamente se transubstancia em um...
tracking img