O samba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturaispopulares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional.[1][2][3] Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frasesmelódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano[4] e levado, na segunda metade do século XIX, para acidade do Rio de Janeiro pelos negros que migraram da Bahia ese instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade daUnesco,[5][6] foi uma das bases para o samba carioca.
Apesar do samba existir emtodo o país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba comogênero é uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde de fato nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro que a dançapraticada pelos escravos baianos migrados entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como apolca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmentesingular e criando o samba carioca urbano e carnavalesco.
O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne"ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. OCarnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades...
tracking img