O samba de coco em arcoverde: cultura e afrodescendência da família lopes

3893 palavras 16 páginas
PEREIRA, Jaelson Gomes de A.

O SAMBA DE COCO EM ARCOVERDE: CULTURA E AFRODESCENDENCIA DA FAMILIA LOPES

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em História e Cultura Afro-brasileira.

A
O SAMBA DE COCO EM ARCOVERDE: CULTURA E AFRODESCENDENCIA DA FAMILA LOPES
Jaelson Gomes de Andrade Pereira[1]

RESUMO

A pesquisa consiste em um resgate histórico do samba de coco Irmãs Lopes da cidade de Arcoverde, como reflexo da permanência e dimensão da cultura afro-brasileira, tendo componente colaborador um numero significativos de recortes literários que fundamentam o mesmo. Esta se propõe em uma exposição, visando em primeiro aspecto uma valorização da história local, partindo para uma abordagem geral da importância folkiculturalhistorica da dança e música como um todo, depois voltando-se somente para o samba de coco como figura grandiosa para a construção dessa cultura, num segundo aspecto procura apresentar o grupo das Irmãs Lopes, pioneiras do coco em Arcoverde e região, enquanto história, feitos, composições, o papel de Dona Severina Lopes, mestra do coco, nacionalmente conhecida, como o descaso da sociedade em relação a herança tão rica. Por fim demonstrar o samba de coco Irmãos Lopes, como verdadeira raiz afrodescendente de Arcoverde.

Palavras-chave: Resgate - Samba de Coco – História – Afro-brasileira - Raiz

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como tema Samba de Coco Irmãs Lopes: Resgate Histórico, numa proposta de apresentar a sua construção histórica, mas também, uma pequena descrição histórica a partir da origem do samba de coco, sua musicalidade, manifestações e características. E do ambiente, o lócus onde se constrói a historiografia do samba de coco dos Lopes, a cidade de Arcoverde no estado de Pernambuco. O samba de coco desponta como uma dessas formas de expressão

Relacionados