O rádio como meio facilitador no processo de socialização das pessoas com deficiência visua

12630 palavras 51 páginas
1 INTRODUÇÃO

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), obtidos no censo de 2000 no Brasil, 14,5% da população, 24,5 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. Deste percentual, 16,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual, dentre estas, 150 mil se declaram cegas. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo mostrar a importância do rádio como meio facilitador do processo de socialização das pessoas com deficiência visual.

Para isso, foi feita uma pesquisa do tipo estudo de caso, na qual foram utilizadas, como fonte de pesquisa, as entrevistas com pessoas com deficiência visual que participaram do Curso de Formação de Comunicadores Cidadãos com ênfase em Produção de Rádio, que aconteceu na Faculdade Estácio de Sá Vitória, no período vespertino, de 09 de fevereiro a 07 de abril de 2009. O curso teve o objetivo de capacitar as pessoas com deficiência visual para a produção e locução de programas de rádio. As aulas aconteceram no laboratório de rádio da própria instituição,sendo que as atividades foram expositivas, com leitura e discussão de textos, debates, produção de resenhas, análises de casos, exercícios práticos, utilizando equipamento e programas de computador específicos, como DOS VOX 1 e material em CDs de áudio.

Por meio deste tema, buscou-se identificar o contexto social das pessoas entrevistadas, bem como conhecer a interpretação que as pessoas com deficiência visual fazem do ambiente social em que vivem, pelo uso do meio radiofônico. Além disso, pretendeu-se analisar o rádio como um instrumento facilitador do processo de socialização. Como justificativa para esta pesquisa, foram analisados, por meio do projeto profissionalizante de rádio para pessoas com deficiência visual, os diversos aspectos de possibilidade de desenvolvimento pessoal, tais como: aumento da auto-valorização.
__________

¹ DOS VOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o

Relacionados

  • Reabilitação caderno de
    42405 palavras | 170 páginas
  • adiminstração
    96953 palavras | 388 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas