O risco de se investir no mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O RISCO DE INVESTIR NO MERCADO DE AÇÕES

Marco Antonio Vedovelli Bottene[1]

RESUMO
O presente artigo tem por objeto avaliar o risco financeiro no mercado de capitais. Tem como objetivo geral conceituar o que é risco no mercado de capitais analisando métodos de minimização de riscos no escopo do mercado financeiro. Inicialmente é apresentado conceitos, funções e características domercado financeiro. Em seguida, aborda-se a estrutura do mercado de capitais com apresentação dos riscos que envolvem esse tipo de negócio.Por fim, apresenta-se na conclusão que com a utilização de técnicas avançadas permite ao gestor de ações uma possibilidade de minimizar o risco e maximizar retornos no mercado de capitais.

Palavras-Chave: Sistema financeiro. Mercado de Capitais. Ações. Risco.ABSTRACT

This paper intends to analyze the financial risk at the capital market. Its general aim is to conceptualize risk at the capital market, by analyzing  risk- minimizing methods.   At first, it will present the financial market concepts, functions and
characteristics.  Then, it will approach the capital market structure, presenting
the risks involved on this business sector.  Finally,a conclusion will be presented, showing that modern and advanced techniques give the stock manager a possibility of minimizing the risks,maximizing profits at the capital market.

Key-Words: Financial System, Capital Market, Stock, Risk management.

INTRODUÇÃO

Com o amadurecimento e a estabilidade da economia brasileira, o Mercado de Capitais assume um papel importante noprocesso de desenvolvimento econômico. Ele movimenta a economia porque é um sistema que objetiva a canalização dos recursos de agentes compradores para os agentes vendedores. O
investidor que decidir alocar seus recursos no mercado de capitais deve ter a habilidade de entender os acontecimentos deste sistema porque são decisões voltadas para o futuro. Se estes investimentos não forem bem alocados einvestidos no momento oportuno, o investidor corre o risco de não alcançar o objetivo esperado nesta operação de maximização de recursos financeiros porque não se trata de uma aposta, e sim do estudo de um cenário econômico.
O presente artigo aborda o mercado financeiro sob a ótica do risco que envolve esse tipo de investimento, fazendo-se necessário sua compreensão e mensuração. O nível derisco está relacionado com todos os ativos que compõe o Mercado de Capitais, dependendo sempre sua análise fundamentalista e técnica. É muito importante antes de se fazer investimentos nesses ativos, além da compreensão dessas análises, observar o ambiente endógeno do mercado nacional e exógeno do mercado global, pois variáveis das mais diversas podem interferir no mercado aumentando ou diminuindo orisco nessas operações.
Para tanto, usou-se fundamentação teórica baseada em referencial bibliográfico, dando-se ênfase especial na obra de Juliano Lima Pinheiro, uma vez que a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), o recomenda pela riqueza de informações atualizadas no mercado de capitais. Fez-se uma análise de dados históricos de investimentos no mercado de capitais. Os dados serãointerpretados de acordo com avaliação de risco, análise gráfica e fundamentalista. Procurou-se discutir os tipos de risco que envolve esse tipo de investimento, possibilitando assim, uma compreensão ampla para permitir alocar recursos nesse tipo de investimento, minimizando perdas e maximizando lucros.

1 SISTEMA FINANCEIRO

1.1 Conceitos e funções

Pinheiro (2005) entende que osistema financeiro pode ser conceituado como um conjunto de instrumentos, instituições e mercados que quando agrupados de forma harmônica, tem a finalidade de canalizar a poupança das unidades superavitárias até o investimento demandado pelas deficitárias. Também pode ser visto com um agente que tem a função de transferir os fundos disponíveis dos agentes poupadores, aqueles que têm seus rendimentos...
tracking img