O retrato de dorian gray e o ser platônico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A obra O Retrato de Dorian Gray é um clássico da literatura mundial, seu enredo apresenta temas atuais, como, por exemplo: reflexões quanto ao caráter das pessoas, o valor da beleza física na sociedade, a vaidade e a juventude a qualquer preço. Pode analisar acima desta também o bem, o belo e o justo presente no ser platônico, que em parte da obra pode ser personalizado pelo próprioDorian Gray. Tais preceitos presentes para o ser de Platão podem ser encaixados na Alegoria da Caverna, obra do mesmo genial filósofo, que analisa o mundo das ideias, fora da caverna iluminado de sabedoria e o mundo do devir, o mundo das sombras e representações.
A caverna é o mundo ao nosso redor, físico, sensível em que as imagens prevalecem sobre os conceitos, formando em nós opiniões porvezes errôneas e equivocadas, (pré-conceitos, pré-juízos). Quando começamos a descobrir a verdade, temos dificuldade para entender e apanhar o real (ofuscamento da visão ao sair da caverna) e para isso, precisamos nos esforçar, estudar, aprender, querer saber. O mundo fora da caverna representa o mundo real, que para Platão é o mundo inteligível por possuir Formas ou Ideias que guardam consigo umaidentidade indestrutível e imóvel, garantindo o conhecimento dos seres sensíveis. O inteligível é o reino das matemáticas que são o modo como apreendemos o mundo e construímos o saber humano. A descida é a vontade ou a obrigação moral que o homem esclarecido tem de ajudar os seus semelhantes a saírem do mundo da ignorância e do mal para construírem um mundo (Estado) mais justo, com sabedoria. O Solrepresenta a Ideia suprema de Bem, ente supremo que governa o inteligível, permite ao homem conhecer e de onde deriva toda a realidade. ( CABRAL, O Mito da Caverna de Platão)

Em superficial caracterização para apresentação dos principais personagens da obra a ser analisada, podemos colocar: Dorian Gray, homem inocente, novo na sociedade da obra que no início representa o próprio ser platônicoque é corrompido por Lorde Henry, homem com conceitos e atitudes paradoxais e demasiado modernas para época em que vive, amigo de Basil, um pintor que admira esteticamente Dorian Gray, o qual retrata em um belo quadro.
Neste trabalho pretendemos analisar o livro O Retrato de Dorian Gray de modo a enfatizar o ser platônico que define beleza, verdade, bem e justiça e seu papel nos mundos dentro efora da caverna. Visando questões como a corrupção do bem e verdadeira beleza, envolvendo principalmente os personagens de Dorian e Lorde Henry.



DESENVOLVIMENTO

O jovem recém-chegado, Dorian Gray, representa o belo, o bom e o justo e por isso, no início da obra é tão admirado por Basil, o pintor. Gray se mostra inocente, ignorante em relação a sua beleza. Porém quando Lorde Henry conheceDorian, ele impressiona-se com sua ingenuidade, beldade e juventude, e começa a influenciá-lo com ideias próprias sobre a vida e a maneira como a vivemos.

O seu rosto há de empalidecer, as suas faces hão de escavar-se e os seus olhares hão de fanar-se. Sofrerá horrivelmente...Ah! aproveite a sua mocidade enquanto a possui!... Não esbanje o ouro dos seus dias, ouvindo os tolos procurando sustara inevitável decadência, e evite o ignorante, o comum, o vulgar... É a aspiração doentia, o falso ideal da nossa idade. Viva! Viva a maravilhosa vida de que dispõe! Não queria perder nada! Busque sempre novas sensações! Nada receie... O mundo é seu por algum tempo! [...] (WILDE, O Retrato de Dorian Gray, p. 31)

Lorde Henry mostra em seus diálogos ideais puramente estéticos e de adoração àjuventude, porém podemos observar que tal personagem aparece com certa hipocrisia e contradição, pontos evidentes ao relacionarmos a influência que ele exerce sobre Dorian e sua opinião sobre manipulação neste parágrafo:

Toda influencia é imoral. Influir sobre uma pessoa é transmitir-lhe um pouco de sua própria calma, esta pessoa deixa de pensar por si mesma, deixa de sentir suas paixões...
tracking img