O retorno de martin guerre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: No livro o Retorno de Martin Guerre Através de uma análise de vários documentos do século XVI, a autora reúne uma história extraordinária, e seguindo seus próprios pensamentos ela tenta preencher algumas lacunas que ficaram na mesma.
O livro gira em torno da vida de Martin Guerre, um camponês basco que se muda para uma pequena vila com a sua família e é casado pelos seus pais com umajovem chamada Bertrande, casamento este que une duas famílias diferentes, mas com interesses financeiros iguais. Aí então começa o drama da família Guerre em Artigat, onde depois de muitos anos um impostor aparece e usurpa o lugar de Martin Guerre, se passando por ele, depois de passados três anos é desmascarado e levado a julgamento.

Palavras chaves: Família – interesses financeiros - justiçaAliane Santos Silva¹
Introdução
O Retorno de Martin Guerre, de Natalle Zemom Davis, é destes um livro que a leitura não é maçante nem cansativa; ao contrário, é prazerosa e fluida
Conta o caso do camponês Martin Guerre, que em pleno século XVII, após casar-se com a jovem e bela Bertrande de Rols fora declarado impotente,abandonara a esposa e a aldeia, e teve o seu lugar ocupado por um impostor, que lhe roubara o nome e a posição.
A autora incorporar a seu texto certo caráter investigativo e narrativo, ela nos permite perceber o cotidiano da pequena aldeia de Artigar e região de modo muito diferente da visão pré-concebida que temos da vida e do dia a dia das pessoas que viveram e morreram naquele período. É, assim,um livro que quebra estereótipos e traz oxigênio para a historiografia.
O homem de duas Faces²

Martin Guerre morava em Hendaye, uma aldeia na fronteira espanhola composta por algumas casas, cercadas de terras, montanhas, o rio e o mar. Os habitantes daquela vila viviam da criação, da pesca e agricultura. A família Guerre explorava a fabricação de telhas, mais havia muito a mais para se fazerna região, como a pesca de baleia, a repartição da presa, o divertimentos dos homens, mulheres e crianças nas ondas, as pessoas ali sempre estavam alegres, brincando, dançando e rindo, isso descrito por algumas pessoas em 1528. No entanto mesmo assim a família Daguerre decide partir, a autora Davis conta que talvez devido às eternas ameaças das guerras que pesavam sobre a região, pois o país bascohá muitos anos era um ponto de discórdia entre a França e a Espanha.Aquela família então toma a estrada que os leva a Artigat, uma aldeia situada nas vastas planícies de Pirineus, cercadas pelo rio Léze. Nessas terras viviam famílias que cultivavam painço, trigo, aveia, e vinhas e criavam vacas, cabras e carneiros como forma de sustento. Aquela família encontrou ali uma forma de escambo, poishavia muitas trocas entre as aldeias burgos vizinhas e Artigat, mais de acordo com Davis, os Deguerre não poderiam ficar surpresos, porque havia essas mesmas trocas em Labourd.
De acordo com a autora a identificação entre família e terra era regida pela estrutura econômica e social da aldeia. A sociedade era composta por muitas famílias prosperas que possuíam varias propriedades espalhadas porArtigat, algumas cultivadas por eles mesmos e outras arrendadas a lavradores por pagamentos fixo ou parcela das colheitas.
Apesar da divisão de famílias prosperas e outras mais humildes, não havia pagamentos de taxas nem se realizavam pagamentos a um senhor. Na aldeia toda a administração da justiça, alta, média e baixa era de alçada da própria comunidade, ou do representante do rei, um juiz. A autoraZemon fala que de acordo com seus estudos, por mais de um mês não havia na aldeia domínio pertencentes a nobres, todos os habitantes eram livres.
É então nessa aldeia que se instala a família Daguerre. Eles compram terras e fundam uma telharia e aos poucos vão aumentando seus bens e terras e os tijolos e telhas entram na soma da cultura de sobrevivência de Artigat. Essa família basca então...
tracking img