O resumo - o poder e o controle nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PODER E O CONTROLE NAS ORGANIZAÇÕES
DEFINIÇÃO E CONCEITO DE PODER
A fonte originária de poder encontra-se na capacidade de coagir ou de estabelecer uma relação de domínio sobre os outros, onde o individuo ou o grupo dotado de poder pode influenciar o comportamento e os resultados de outras pessoas. Poder envolve controle, uma vez que é comumente definido como o potencial de uma unidade socialde determinar o comportamento de outra. O conceito de poder varia no tempo e em função da corrente de pensamento abordada pelos diferentes autores, muitos autores os definem de forma semelhante:
* Max Weber:“poder é a capacidade de alguém impor sua vontade sobre o comportamento de outras pessoas”.
* ·Corrêa : “poder é uma força que exerce influência na conduta das pessoas” .
*Nicolau Maquiavel: “a obrigação do governante (Príncipe) deve ser a de conquistar e manter o poder adotando algumas estratégias”.
* Lasswell e kaplan: “poder é o fato de participar da tomada das decisões”
* Robbins : “poder refere-se à uma capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de modo que B haja de acordo com os desejos de A.
Assim, aquele que tem poder, possui, emalgum nível, a capacidade de influenciar.

O PODER NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

O poder no mundo organizacional representa domínio, status, uma posição favorável ou realização; e é também motivo de disputa, sabotagens, manobras estratégicas, coalizões, comportamento que podem ser considerados antiéticos.
O poder não está somente presente nos altos níveis gerenciais, ele pode ser conquistado eaparecer também em níveis hierárquicos mais baixos das organizações. Pode vir como forma de conhecimento, informações ou habilidades adquiridas, ou ainda através de chantagens ou ameaças em prol de benefícios próprios.
Todas as pessoas estão sujeitas alguma forma de poder , seja de superiores, seja de colegas de trabalho. Da mesma forma que todos exercem algum poder sobre outra pessoa.INFLUÊNCIA DE PODER

O poder é a capacidade de exercer influência. Com isso, quem detém o poder muda o comportamento e as atitudes das outras pessoas. O processo de influência é, portanto, um conjunto de interações em que o influenciador procura, intencionalmente, produzir os comportamentos que deseja no influenciado.  Por exemplo: uma pessoa que trabalha duro pode influenciar as outras e aumentar aprodutividade. Também os administradores podem usar sua influência para elevar a auto-estima em relação ao tipo de trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalhadores, ou então, usar sua influência para mudar estratégias usadas pela direção, pelas autoridades governamentais.
A fim de classificar tipos de influência, olhamos para classificações feitas por diversos autores:
* Galbraith: define trêstipos de exercício de poder: o poder compensatório, o condigno e o condicionado.
* Chiavenato : apresenta quatro graus de influenciação: coação, persuasão,sugestão e emulação.
* ·Keith Davis: apresenta dois tipos de liderança (influência): a liderança positiva e a negativa.
* Etzioni: apresenta três tipos de poder: o poder coercivo, o poder remunerativo e o poder normativo.
* MurraySidman: apresenta dois tipos de influência: a coerção e o controle.

FORMAS DE PODER
PODER DE POSIÇÃO OU DE AUTORIDADE FORMAL
Segundo BOWDITCH e BUONO, existem dois lideres nas organizações o primeiro é aquele que foi nomeado que ocupa um papel organizacional na empresa exemplo: executivo, gerente, supervisor que tem o poder de executar tarefas organizacionais. O segundo são aqueles lideresnaturais que recebem o poder dos demais membros da organização devido a sua capacidade de conseguir a realização da tarefa ou a manutenção da rede social do grupo.
Para MORGAN, podemos fundamentar a autoridade formal por três características: carisma, tradição e lei.
PODER COERCITIVO
O Poder Coercitivo é utilizado para se conseguir o que quer com base em ameaças e punições.
PODER DE...
tracking img