O respeito mutuo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O respeito mútuo: Uma responsabilidade e uma missão
Etnias, cores, idades e religiões. São inúmeras as diversidades culturais e costumes os quais existem no mundo. Entretanto, muitos indivíduosainda não aprenderam a conviver com o diferente e expõem visões restritas e preconceituosas, o que gera mais um obstáculo a se ultrapassar.
Diante desse pensamento, é importante destacar quefoi graças ao diferente que hoje existe a espécie humana, pois, por estudos biológicos foi comprovado que através da variabilidade genética dos nossos ancestrais, o que gerou seres mutantes, foipossível ocorrer uma seleção natural a fim de que, por estes, surgisse essa espécie dotada de sabedoria e inteligência, embora algumas vezes com pensamentos com uma dose extra de mediocridade eindividualidade.
Essa distinção entre os humanos é crucial para o desenvolvimento e progresso do mundo. Se todos fossem iguais, teriam-se as mesmas ideias, os mesmos pensamentos e as mesmascríticas, não havendo então, novas descobertas e invenções, pois, essa igualdade generalizada limitaria mentes brilhantes e novos talentos. Enfim, teriam-se os mesmos problemas para os quais não seacharia solução.
Assim, para aceitar essas diferenças e conviver com elas seria necessário o conhecimento do outro. Para isso, é importante a criação de projetos voluntários, nos quais, por exemplo,jovens cuidem de idosos ou de pessoas com deficiência. Outros projetos como “Amigos da Escola”, são fundamentais, no qual jovens, após seu turno escolar, ensinam crianças de baixa renda, o queaprimora o conhecimento destas, tirando-as das ruas e da marginalização e diminuindo as desigualdades sociais.
Por isso, conviver com o outro representa uma missão universal e quebrar com opreconceito é dever e responsabilidade do mundo. Uma população unida, justa e solidária faz com que se atinja o progresso e tenha-se um futuro melhor pautado no respeito mútuo e nas diferenças.
tracking img