O resgate da história da gomeia

5963 palavras 24 páginas
A luta pela Goméia e o Resgate da história

Em 2001 tive a oportunidade de conhecer o terreno onde funcionou o candomblé mais famoso da região sudeste nos anos 50. Meu pai contou parte da história e de um projeto elaborado por ele em 1987, no qual a prefeitura na época não deu seguimento. Na época foram ao local o Jornalista Eldemar, o folclorista Edgar, o escritor José Ribeiro e o advogado Fernando Lapoente, que redigia indicações para o vereador Luna. Com esses fragmentos de informações, ampliei a pesquisa, como o caso envolvia sobrenatural não vou negar que coisas estranhas aconteceram no decorrer da colheita de informações, constantemente encontrei pessoas que freqüentaram o antigo terreiro, várias vezes senti um forte peso nas pernas no antigo local do templo, mais talvez a experiência mais intensa tenha sido junto com minha mãe que em uma visita ao cemitério do Belém para tentar localizar o tumulo de seu João da Goméia sem saber a exata localização, ouvimos passos próximo a lapide e alguns momentos depois um dos funcionários informou que era exatamente naquele local onde ouvimos os passos era a sepultura, escondida atrás de um lido coqueiro de jardim.

Segundo as informações contidas no site da prefeitura de Inhambupe, cidade onde nasceu Joãozinho da Goméia, o Padre José de Anchieta teria andado pelo interior do estado da Bahia catequizando os índios. Em uma destas expedições encontrou uma tribo a margem esquerda do rio inhambupe.

Em 1572 o português Alexandre Vaz Gouveia. Expulsou os índios e instalou-se no local. Em 1624 o Marechal Guilherme Garcia, pediu posse ao General Diogo de Mendonça Furtado, iniciando a povoação da cidade. Vasco Fernandes Cezar de Menezes, elevou o povoamento a categoria de vila através da resolução de 24 de abril de 1728. A criação do Município de inhambupe só aconteceu em 07 de novembro de 1818, Em virtude da lei estadual n◦ 134 de 06 de agosto de 1896, foram concedidos foros de cidade.

Os naturais do

Relacionados

  • Diagnóstico Social
    2098 palavras | 9 páginas
  • Artigo
    182230 palavras | 729 páginas
  • Coletânia sobre Iyami Osoronga
    63544 palavras | 255 páginas
  • Introdução a sociologia educacional
    31856 palavras | 128 páginas