O resgate da ética no dia-a-dia do indivíduo-cidadão, cidadão-governante e cidadão-empresário: um desafio da humanidade, mais que a tendência de uma nova era

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O RESGATE DA ÉTICA NO DIA-A-DIA DO INDIVÍDUO-CIDADÃO, CIDADÃO-GOVERNANTE E CIDADÃO-EMPRESÁRIO: UM DESAFIO DA HUMANIDADE, MAIS QUE A TENDÊNCIA DE UMA NOVA ERA

No decorrer do texto a ética é tratada como um desafio que precisa ser vencido pela humanidade e que exige cada vez mais mudanças que abrangem desde um simples cidadão como indivíduo, até o cidadão como governante e empresário.
A ética éum conceito bastante simples, cuja definição se refere à ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, ou ainda, ao conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem.
Com o advento de novas técnicas, tecnologias e processos mais agressivos em função da globalização, as mudanças passaram a ocorrer de forma muito mais complexa eacelerada. As mudanças têm assumido uma forma camuflada que exige do cidadão uma atitude crítica apurada.
Nesse contexto, abordar a questão da ética é ter em mente de todos os fatos e acontecimentos ocorridos em função dessas mudanças. Porém não basta ter em mente, é necessário tomar consciência da importância da ética em função da construção da cidadania e da formação de cidadãos críticos eresponsáveis.
A questão da ética é vista sob diferentes ângulos pelos diferentes tipos de cidadãos. Nenhuma pessoa nasce cidadã, mas torna-se cidadã através da educação, pois a educação atualiza a inclinação potencial e natural dos homens à vida comunitária ou social. A cidadania é um processo, que começou nos primórdios da humanidade e que se efetiva através do conhecimento e conquista dos direitoshumanos, não como algo pronto e acabado; e sim como algo que se constrói.
O cidadão, de um modo geral, visto como indivíduo-cidadão é o próprio homem, sujeito, aquele que goza dos direitos civis e políticos de um Estado. A consciência ética desse cidadão é formada pela família, através da orientação dos pais e, principalmente pela escola, pois é lá que cabe aos educadores conduzir os indivíduosnum processo intervencionista, de transformação da consciência.
O cidadão-governante é aquele que recebe algum tipo de formação para lidar com política e governança, e ainda possui atributos indispensáveis a uma pessoa que exercerá funções de liderança, como o senso de responsabilidade, capacidade de julgamento, pensamento crítico, espírito de equipe, capacidade de envolvimento e participação eminiciativas de interesse comum.
Esse cidadão-governante freqüenta instituições formadoras de dirigentes políticos onde adquire conhecimento sobre questões do país no setor social, econômico e de negócio, para que assim adquira uma, visão de assuntos abrangidos pela profissão de gestor público, conhecimento sobre temas sócio-econômicos e geopolíticos do país e do exterior.
O cidadão-empresário éformado para colocar em prática o futuro, de forma planejada. Esse cidadão deve os atributos necessários e, principalmente o senso crítico para assumir uma postura ética acima de qualquer situação conflitante, o que é muito comum no atual cenário de turbulências ocorridas devido às transformações, políticas, culturais, sociais, econômicas, demográficas e ideológicas.
As transformações ocorridasno Brasil devido ao seu estágio de desenvolvimento juntamente com a crise econômica favorecem sempre os cidadãos que se localizam nos setores de maior capacidade de competir no mercado, desfavorecendo a população mais baixa. Esse é um quadro freqüente no país, na maioria das vezes as mudanças geram emprego para pessoas que tem melhor qualificação. Tais empregos são gerados nas áreas de ciência etecnologia, devido à exigência de inovações que não agridam ao meio ambiente.
Na busca pelo conhecimento os indivíduos buscam cada vez mais ampliar horizontes e, por isso, é possível perceber certas tendências antigas na formação que, muitas vezes, se remete à matemática, idiomas, informática, filosofia, direito, ética e medicina. Os indivíduos atualmente têm buscado se formar em disciplinas que...
tracking img