O relacionamento do supervisor escolar

O RELACIONAMENTO DO SUPERVISOR ESCOLAR
1 INTRODUÇÃO

Por ser uma função importante na escola, é interessante conhecer melhor está prática pedagógica do supervisor escolar para auxiliar a formação pessoal. Compreende-se que este estudo irá contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nesta área, levando-os a uma reflexão sobre sua prática. A busca por um aperfeiçoamentomaior neste assunto é preciso para obter-se resultados práticos para melhorar a atividade cotidiana e buscar uma transformação na relação entre o supervisor e a equipe escolar.
Mediante as dificuldades encontradas no ambiente escolar, com crianças vindas de famílias desestruturadas, com o avanço da tecnologia, à necessidade de um estudo para um melhor conhecimento dos problemas existentes no âmbitoescolar.
Diante disso, como deve ser o relacionamento do supervisor com sua equipe escolar? Qual a contribuição do supervisor escolar no cotidiano escolar? Qual a influência do supervisor no relacionamento da equipe escolar?
Assim sendo, o objetivo geral desta monografia é descrever o relacionamento interpessoal do supervisor com a equipe escolar.
Os objetivos específicos são:
• Determinar afunção do supervisor escolar;
• Discutir a função da família e seu relacionamento com a equipe escolar;
• determinar com o deve ser o relacionamento do supervisor com o diretor, professor e alunos;
• Descrever o relacionamento do supervisor e da equipe escolar.
Esta monografia tenta desmistificar a ideia de que o Supervisor Escolar não desqualifica o professor, ao contrário, tem a função deauxiliar o educador em sua prática diária, de forma que o discente possa desenvolver toda a sua potencialidade.
Acontece em alguns ambientes de trabalho, onde os profissionais que chegam, não são apresentados aos demais e/ou com o passar dos dias, meses, anos em que trabalham juntos, deixam de passar pelos colegas ao chegar e desejar um bom dia ou boa tarde, infelizmente hoje muitas pessoas estãovoltadas para a tecnologia, esquecendo-se da importância da relação interpessoal,
Um outro aspecto a se ressaltar é que na escola convivem pessoas com diferentes tipos de pensamento, necessidades e histórias de vida, o que torna comum a divergência de opiniões, e o Supervisor escolar deve ter por objetivo tornar o ambiente de trabalho harmonioso, onde se tenha um bom relacionamento de trabalho, comrespeito acima de tudo, para que o processo ensino aprendizagem aconteça com sucesso.
Mas com consciência de que educação não se faz somente com amor, mas também com qualidade, competência e seriedade, que a presente monografia esta baseada em pesquisa bibliográfica, afim de dar embasamento ao seu conteúdo.

2 OBJETIVOS E PRIORIDADES NO TRABALHO DO SUPERVISOR

O trabalho dos profissionaisda educação em especial da supervisão educacional é traduzir o novo processo pedagógico em curso na sociedade mundial, elucidar a quem ele serve explicitar suas contradições e, com base nas condições concretas dadas, promover necessárias articulações para construir alternativas que ponham a educação a serviço do desenvolvimento de relações verdadeiramente democráticas.
Para desenvolver o trabalhoidealizado por Ferreira, o supervisor precisa ser um constante pesquisador, é necessário que ele antecipe conhecimentos para o grupo de professores, lendo muito, não só sobre conteúdos específicos, mas também livros e diferentes jornais e revistas. Entre as tarefas do supervisor estão ajudar a elaborar e aplicar o projeto da escola, dar orientação em questões pedagógicas e principalmente, atuar naformação continua dos professores.
O supervisor faz a transposição da teoria para a prática escolar, reflete sobre o trabalho em sala de aula, estuda e usa as teorias para fundamentar o fazer e o pensar dos docentes. Um bom supervisor deve apresentar em seu perfil as seguintes características: auxiliador, orientador, dinâmico, acessível, eficiente, capaz, produtivo, apoiador, inovador,...
tracking img