O regime das capitanias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O regime das capitanias

A divisão do Brasil em Capitanias hereditárias era semelhante ao sistema colonial português anterior à promulgação da medida de 1534 por Dom João III, que já era praticada em alguns domínios portugueses. Contrariando o que foi permitido por muito tempo, o decreto não dividia em feudos as ilhas Atlânticas e o Continente Americano. Esta característica só apareceumais tarde, nas vastas terras de senhores de engenho e fazendeiros de gado, estabelecidos em uma forma de hierarquização compostas de casa – grande, senzala e edificações pertencentes aos grupos produtores, onde o dono, o patriarca, dominava o feudo que lhe era de direito, (que pode ter sido conquistado por meio de herança ou esforço próprio), ao lado de sua família, parentes, clientela e servos,longe de outros personagens que possuem as mesmas características, que são as empresas agrícolas e os povoados.
Os donatários possuíam grandes poderes, como permitiam as idéias do tempo e exigiam as terras que tinham que desbravar, contudo os mesmos possuíam algumas restrições. O modelo de democracia da Península Ibérica, prolongado até a Idade Média a influência política de Luiz XIV nasgrandes monarquias católicas, assim como o cuidado das monarquias da Espanha , que se apoiavam no povo contra os vassalos que possuíam grande poder, proibia a renovação do sistema feudal antigo.
Aproximavam-se mais do processo português que tendia a atrair investimentos privados a exploração e conquista. Um dos maiores fatores de preocupação para Portugal no inicio do século XIV, foi a faltade capital para o investimento em empresas transmarinas. As primeiras expedições oceânicas foram feitas a partir de contribuições de banqueiros como: Fernão de Loronha, Cristóvão de Haro, Cosme de La Faiatada, Bartolomeu Marchione, Bento Morelli, Jerônimo Sernije e outros, respectivamente, lorenos, castelhanos, cremonenses florentinos e etc., em que havia algum parente do rei ou grande senhorcortesão. O desejo de mercadores da Itália em movimentar os venezianos que estavam de conversa com infiéis no monopólio das especiarias fez tenderem a contribuição de homens ricos nas empresas navegadoras, que provocaram o descobrimento da rota marítima para as índias e o achado do Brasil.
O mesmo sistema deveria ser imposto à valorização dos domínios decretado pelo Vigário, as monarquiasIbéricas, já que houve sucessivos ajustes nos tratados de Tordesilhas. Os portugueses esqueceram o Brasil nos trinta primeiros anos após a expedição de Cabral. As expedições de Cristóvão Jaques e a de Martim Afonso de Souza, além daquelas que utilizavam os litorais brasileiros como escala quando tinham a Índia como destino final mostrava que a coroa tinha interesse pelas especiarias, então enviavamexpedições policiais para monitorar a terra e afugentar aqueles que faziam acordo com os nativos e contrabandeavam a madeira corante.
Apenas após a expedição de Garcia Lofre de Loaysa, que com medo da ambição dos castelhanos, a coroa resolveu firmar posse na América Meridional, aí vinheram os irmãos Souza que tinham como responsabilidade fazer uma limpa no litoral, exploração de angras, riosabaixo de S. Vicente, e também fundar bases que tinham como objetivo defender a costa e penetrar pelo interior.
Nas três décadas que as terras brasileiras ficaram “esquecidas”, em Portugal surgiu uma nova classe que era composta por mercadores, funcionários e aqueles que se destacavam no Oriente no comercio de especiarias. Hoje chamada de classe burguesa e pequeno-burguesa, experientes emorganização colonial já que papssaram um bom tempo na Ásia, tentaram aplicar esse estilo colonial em outras partes. O Oriente estimulava a inflação já que a atividade econômica estava em seu auge. Não foram apenas os vários saques que as terras brasileiras sofreram por parte de castelhanos que chamou a atenção portuguesa para as terras brasílicas, o surto econômico o entusiasmo por negócios além...
tracking img