O refino do petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A importância do petróleo em nossa sociedade, tal como está atualmente organizada, é extensa e fundamental. O petróleo não é apenas uma das principais fontes de energia utilizadas pela humanidade. Além de sua importância como fornecedor de energia, os seus derivados são a matéria-prima para a manufatura de inúmeros bens de consumo, e, deste modo, têm um papel cada dia mais presente erelevante na vida das pessoas.
A concepção de um mundo sem as comodidades e benefícios oferecidos pelo petróleo implicaria na necessidade de uma total mudança de mentalidade e hábitos por parte da população, numa total reformulação da maneira como a nossa sociedade funciona.
Nesse contexto, a etapa de refino é o coração da indústria de petróleo, pois sem a separação em seus diversos componentes,o petróleo em si, possui pouco ou nenhum valor prático e comercial.
A importância do refino dentro de toda a cadeia produtiva do petróleo não se resume apenas ao ponto de vista estratégico. Do ponto de vista ambiental, as refinarias são grandes geradoras de poluição. Elas consomem grandes quantidades de água e de energia, produzem grandes quantidades de despejos líquidos, liberam diversos gasesnocivos para a atmosfera e produzem resíduos sólidos de difícil tratamento e disposição.
Em decorrência de tais fatos, a indústria de refino de petróleo, pode ser, e muitas vezes é, uma grande degradadora do meio ambiente, pois tem potencial para afetá-lo em todos os níveis: ar, água, solo e, conseqüentemente, a todos os seres vivos que habitam nosso planeta.
Entretanto, sabemos que o petróleonão deixará de apresentar a importância que possui ao longo dos próximos anos, a menos que haja alguma incrível e revolucionária descoberta de algum substituto a altura. Deste modo, podemos admitir que as refinarias irão continuar a existir, pelo menos enquanto as reservas de petróleo continuarem a ser exploradas e continuarem a produzir.

Objetivos do Refino

De um modo geral, uma refinaria, aoser planejada e construída, pode se destinar a dois objetivos básicos:

- produção de produtos energéticos (combustíveis e gases em geral);

- produção de produtos não-energéticos (parafinas, lubrificantes, etc.) e petroquímicos.

O primeiro objetivo constitui a maior parte dos casos, pois a demanda por combustíveis é deveras maior do que a demanda por outros produtos. Nesse caso, aprodução destina-se à obtenção de GLP, gasolina, Diesel, querosene e óleo combustível, entre outros.

O segundo grupo, não tão expressivo, é constituído de um grupo minoritário, onde o principal objetivo é a maximização da produção de frações básicas lubrificantes, parafinas e matérias-primas para a indústria petroquímica. Estes produtos possuem valores agregados muito superiores ao dos combustíveis, oque confere aos refinadores altas rentabilidades, embora os investimentos envolvidos sejam também muito mais altos do que os necessários para o caso anterior.

A combustão do Petróleo
É através da combustão do petróleo que são obtidos importantes produtos como GLP, gasolina, óleo diesel, óleos lubrificantes, querosene, asfalto, etc.
Para obeter esses produtos o petróleo é aquecido para depoisser enviado para uma coluna de fracionamento para que sofra destilação fracionada e os produtos sejam separados em ambientes diferentes.
É justamente por terem temperaturas diferentes, que é usada a destilação fracionada para a obtenção desses produtos, observe os diferentes pontos de ebulição e a ordem de obtenção :
• gás de petróleo: usado para aquecer, cozinhar, fabricar plásticos
• alcanoscom cadeias curtas (de 1 a 4 átomos de carbono)
• normalmente conhecidos pelos nomes de metano, etano, propano, butano
• faixa de ebulição: menos de 40°C
• são liquefeitos sob pressão para criar o GLP (gás liquefeito de petróleo)
• nafta: intermediário que irá passar por mais processamento para produzir gasolina
• mistura de alcanos de 5 a 9 átomos de carbono
• faixa de ebulição:...
tracking img