O Redator Publicitáio

12345 palavras 50 páginas
Introdução
Desde os tempos mais remotos, a comunicação verbal tem sido a forma mais eficaz e mais utilizada de se expor os pensamentos, as vontades, os sentimentos, as sensações e qualquer outra ideia na qual o ser humano seja capaz de pensar. Tudo começou quando o primeiro primata, ainda sem alfabeto ou dialeto próprio, percebeu que emitindo certo ruído era possível se expressar aos outros primatas, fazendo-se entender pelo resto do bando. De lá para cá, a comunicação verbal foi aprimorada dos mais diversos jeitos, com a criação dos alfabetos, dos inúmeros idiomas, dos diferentes meios de comunicação e da globalização, que nos permitiu o contato e a troca de informações com as mais diversas culturas dos mais diversos países.
Das simples letras surgiram as palavras, que, agrupadas, formaram a primeira frase. Da união dessas frases formou-se o primeiro parágrafo, e depois de juntar todos os parágrafos, estava pronto o primeiro texto. Escrito, publicado, inalterável, o primeiro texto representava um outro nível na então comunicação arcaica, permitindo que o conhecimento pudesse ficar gravado através da escrita, perpetuando o poder da palavra enquanto os escritos fossem preservados.
Com o avanço da sociedade não se demorou a criar a propaganda. Os fabricantes de produtos perceberam que as suas vendas aumentavam mediante a promoção deles, decidindo investir cada vez mais nessa opção como fonte de um futuro lucro. O aumento da tecnologia industrial — que permitia a produção em larga escala — e o aperfeiçoamento dos meios de comunicação contribuíram e muito para o desenvolvimento da propaganda mundial. Foi assim que de simples mensagens em ruínas da antiga Arábia ou cartazes em papiros egípcios, passou-se a ter as agências de publicidade, tendo sido a primeira criada por Volney Palmer em Boston, em 1841.
Na grande maioria dos casos, o departamento de Criação sempre foi o coração das agências de publicidade. É nele que se desenvolve anúncio por anúncio, exigindo

Relacionados