O raval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Raval está mudando, não é mais aquele bairro industrial do século XIX, com edifícios altos e chaminés que desafiam o céu, nem é o bairro mestiço do século XX que ficou conhecido por ser o esconderijo preferido pelos bandidos e prostitutas. Hoje, no século XXI, o Raval é um bairro novo, nele encontramos uma mescla de pessoas e
culturas.

RAVALEANDO
O bairro de Raval está incluído no distritode Ciutat Vella, na parte antiga, junto ao bairro Gótico e ao bairro de Born. Ao oeste faz fronteira com a Rambla, ao oeste com o Parallel, ao norte com a Universidade e ao sul com o mar.
Próximo ao Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA) há um anuncio que conjuga o verbo “ravalejar”, no cartaz diz: yo ravalejo, tu ravaleges, ell ravaleja... Segundo Albert, de Barcelona, o cartaz podeter muitos significados, só depende de quem lê. Na realidade, para ele, a intenção é definir a atividade de quem vive no Raval, seja de onde for. Uma forma de viver, um indício da identidade que une o bairro. Ele vive ali quatro anos e revela que é apaixonado pelas pessoas que moram ali, pois no bairro há de tudo, pessoas que moram ali a vida toda e pessoas novas, que vem chegando com novasexpectativas, de iniciar uma nova vida ali, logo há muita gente jovem com vontade de abrir novos locais, de dar novas possibilidades às pessoas que moram ali. O que ele mais gosta no bairro é que é como ter vários bairros em um, é um pouco da mescla de distintas realidades de Barcelona e de novos tempos que correm por Barcelona. Raval tem crescido muito a partir de todo o novo que está chegando.
Paraentendermos melhor a história e as evoluções de Raval, vamos conhecer um pouco do mosteiro de Sant Pau del Camp. Erguida e elegante, a igreja vem resistindo o passar dos séculos e permanece totalmente integrada entre o tumulto das pessoas, gruas e balcões desiguais do bairro. É um dos monumentos românicos mais antigos de Barcelona e foi o primeiro núcleo importante de Raval. Até então, era um campoaberto com terras de cultivo.

Recortando a atmosfera, podemos ver altas chaminés industriais que recordam o passado obreiro do bairro.
Durante o século XIX apareceram novas ruas com fábricas e moradias para os trabalhadores que se ficaram no Raval para trabalhar, e se converteu no bairro mais denso da Europa. Além do mais, o crescimento irregular trouxe consigo uma marginalização, e o Raval,nomeado popularmente como “bairro mestiço”, se converteu em um bairro conflituoso, onde a prostituição, os roubos e os problemas de convivência eram algo freqüente. Mas logo Barcelona 92 é a cidade eleita como sede das Olimpíadas de 1992 quis melhorar a aparência, e isto incluiu a recuperação do bairro de Raval. Construíram novas casas e tentaram acabar com os focos da prostituição e do tráfico deheroína. Antonio, um morador do Raval, explica que antes o bairro era muito marginalizado. Os próprios barcelonenses não entravam, não conheciam, e desde uns dez anos, com a construção de alguns edifícios importantes, como o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona e o Museu de Arete Contemporânea de Barcelona, daí se abriram mais ao resto da cidade, mudou sua fisionomia e as pessoas quemoravam lá.

A “RAMBLA” DO RAVAL
Tiveram que derrubar vários quarteirões de edifícios para construir a “rambla”. Construída em 2001, é uma ampla avenida com palmeiras e edifícios de onde “ravaleam” gente de diferentes países. Muitos deles são filipinos, árabes ou paquistaneses que tem seus pequenos negócios nas ruas do La Rambla. La Rambla do Raval desemboca na rua do Hospital, uma das maistumultuosas e cheia de vida do bairro.

O encanto do mercado reside na arte que possuem os vendedores para apresentar seus produtos de forma atrativa e cheia de cor.
Se caminharmos por suas calçadas descobriremos vitrines de pastelarias árabes, com anciões olhando as ruas ou sentados nas barras batendo papo sem pressa com os camelôs, não muito mais jovens que sua clientela. Avançando mais um pouco,...
tracking img