O RatioStudiorium pesquisa sobre a proposta educacional jesuítica.

502 palavras 3 páginas
“O Ratio Studiorium”
Lilian Flamino –

O método de ensino “Ratio Studiorium”, preparado pela Companhia de Jesus no final do século XVI, foi utilizado para catequizar no Brasil, servindo aos interesses da empresa da colonização e da Igreja contra-reformista. O Ratio Studiorium surgiu para fornecer às instituições de ensino da Ordem uma base comum e as experiências pedagógicas das diferentes regiões onde esses religiosos atuaram e acabaram colaborando para a construção do documento final publicado em 1599.
Educação nas aldeias indígenas do Brasil: objetivos, metodologia e conteúdos
Compunha-se de trinta conjuntos de regras, num detalhado manual que indicava a responsabilidade, desempenho, subordinação e o tipo de relacionamento dos membros da hierarquia, dos professores e dos alunos; tratava também de organização e administração escolar. O documento apresentava, ainda, o conteúdo e a metodologia a serem utilizados pelos professores. De modo geral, o programa dividia-se em três cursos: Letras ou Humanidades, Filosofia e Ciências, Teologia ou Ciências Sagradas.
A avaliação deveria ser feita diariamente, observando-se o interesse, o envolvimento e o desenvolvimento do aluno durante as aulas. Aqui no Brasil, a Companhia de Jesus encontrou um panorama diferente dos que até então tinham sido seu campo de trabalho, pois era principalmente, educacional. Aqui, educação e catequese deveriam andar unidas, uma vez que a compreensão dos preceitos religiosos implicava o uso de um aparato educacional.
Os Jesuítas, provavelmente, logo se perceberam que o trabalho na colônia deveria seguir outros rumos, não sendo necessárias, diante de tantas peculiaridades, apenas adequações em seu sistema e sim, verdadeiras inovações.
Uma dessas foi o aprendizado de ofícios manuais por parte de seus membros, ocupação à qual não se dedicavam. Depois, merece destaque a criação de um aparato financeiro que, embora contrário às normas gerais da Companhia, fez-se necessário para

Relacionados