O quinze de rachel de queiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Objetivo Geral

Buscar, na critica literária e em estudos do romance, elementos de composição do texto narrativo que possam representar, para o pesquisador, acréscimo deconhecimentos precisos na área literária.

1.2- Objetivos Específicos

• Estudar o processo de transformação da personagem ficcional no romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, e sua atuação ao longo doepisódio narrativo;
• Pesquisar as interferências que outros componentes do texto narrativo (temporalidade, espacialidade) produzem nessa mesma transformação da personagem.

2- Corpus

O romance OQuinze.

3- Tema

A figura central da personagem Conceição, na ação conduzida em dois planos na obra O Quinze.

4- Delimitação de Tema / Objetivo

A importância do romance de fundo social esteque praticamente abriu uma nova fase na história literária Brasileira.

5- Justificativa

Quando ler-mos um romance, nota-se que ele organiza-se em torno de uma série de fatos que constitui seuenredo. Fatos vivenciados por personagens mostram para a vida, com seus problemas e aborrecimentos, tanto assim que o enredo e personagem exprimem, ligados, os intuitos do romance, a visão da vida quedecorre dele (CANDIDO, 2002,p.53-54) são os valores, os conceitos, os significados expressos na obra.
Os elementos constitutivos do romance (personagens, enredo, conceito) que o leitor seestabelecerá, aderindo efetiva e intelectualmente ao romance, por mecanismos de identificações, projeção, transferência (CANDIDO, 2002,p. 54) de si próprio para a ambientação presente na obra, na medida em quea personagem vive os variados momentos e a complexidade das idéias o leitor aceita vivencia a verdade das personagens.
A personagem é um ser fictício, entende-se contudo que não pode ser fictício oque é, o que existe é exatamente neste paradoxo que esta a criação literária sendo a personagem uma criação da fantasia, comunica a impressão da mais verdade existencial (CANDIDO, 2002, p.55). Sem...
tracking img