O quinhentismo

Páginas: 4 (949 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2012
Introdução:
Quinhentismo é a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, correspondendo à introdução da cultura européia em terrasbrasileiras. Não podemos falar numa literatura do Brasil, aquela que reflete a cosmovisão do homem brasileiro, e sim numa literatura no Brasil, ou seja, uma literatura ligada ao Brasil, mas que denota acosmovisão, as ambições e as intenções do homem europeu.
Dessa forma, espelhando diretamente o momento histórico vivido pela Península Ibérica, temos uma literatura informativa e uma literatura dos jesuítascomo principais manifestações literárias no século XVI.

Momento histórico:
A Europa no século XVI vive o auge do Renascimento, com a cultura humanística desmantelando os quadros rígidos da culturamedieval; o capitalismo mercantil avança com o desenvolvimento da manufatura e do comércio internacional; o êxodo rural provoca um surto de urbanização.
Em conseqüência dessa nova realidade econômicae social, o século XVI também marca uma ruptura na Igreja: de um lado, as novas forças burguesas rompendo com o medievalismo católico no movimento da Reforma Protestante; de outro, as forçastradicionais ligadas à cultura medieval dos dogmas católicos reafirmados no Concílio de Trento (1545), nos tribunais e no índex (relação de livros proibidos) da Inquisição no movimento conhecido comoContra-Reforma.
Assim é que o homem europeu, especificamente o ibérico, apresenta-se em pleno século XVI com duas preocupações distintas: a conquista material, resultante da política das Grandes Navegações,e a conquista espiritual, resultante, no caso português, do movimento de Contra-Reforma. Essas preocupações determinaram as duas manifestações literárias do Quinhentismo brasileiro: a literaturainformativa, com os olhos voltados para as riquezas materiais (ouro, prata, ferro, madeira, etc.), e a literatura dos jesuítas, voltados para o trabalho de catequese.
Por outro lado, afora a carta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quinhentismo
  • Quinhentismo
  • QUINHENTISMO
  • quinhentismo
  • Quinhentismo
  • Quinhentismo
  • Quinhentismo
  • QUINHENTISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!