O que é o Movimento Passelivre Natal RN

1251 palavras 6 páginas
O QUE É O MOVIMENTO PASSE LIVRE?
Objetivos e Princípios

MPL – NATAL

APRESENTAÇÃO

O Movimento Passe Livre (MPL) caracteriza-se por um movimento social de caráter anticapitalista que tem como objetivo final a desmercantilização dos sistemas de transportes públicos. Deste modo, a sociedade pode, cada vez mais, aproximar suas energias às demandas daqueles que a compõem.
É cada vez mais urgente que todxs aquelxs que fazem uso de transportes urbanos percebam que este é um direito seu! O pleno acesso aos serviços e engenhos criados pelos esforços conjuntos de toda a sociedade é um direito inalienável de todxs. Não podemos aceitar o seu uso como objeto de mera especulação capitalista em proveito do enriquecimento de uma minoria privilegiada que mercantilizam esse serviço essencial à vida coletiva nos grandes centros urbanos. Ainda mais quando o fazem sem nenhum tipo de controle estatal ou da sociedade civil.
Por tudo isso, entendemos que a luta pela tarifa zero de transportes urbanos é urgente e fundamental na criação de maior dignidade e na contribuição de mudanças paradigmáticas das formas de ser social.
REFLEXÕES

Luta Anticapitalista: O capitalismo é um sistema fundamentado na livre exploração de recursos, sendo que estes (os recursos) tem seu acesso limitado, ficando nas mãos de uns poucos privilegiados, restando à outra grande massa de indivíduos a venda de seu próprio tempo livre como forma de manter aquilo que é estritamente necessário para sua sobrevivência. Entendemos que um direito de locomoção não tarifado amplia materialmente o acesso a outros direitos básicos, como educação, lazer e cultura por exemplo. E que o exercício de locomoção não é um negócio a ser explorado sem satisfação por qualquer grupo. Por isso a luta pelo Passe Livre de todas as pessoas, a tarifa zero, única forma que não gera exclusão econômica da cidade, é uma luta anticapitalista.
Direito à cidade: Todos os indivíduos devem ter seu acesso garantido

Relacionados

  • Saúde da Família
    25932 palavras | 104 páginas
  • Caderno
    48765 palavras | 196 páginas